Artigo aprender ler e escrever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Técnico Normal Médio | | |


















ENSINAR A LER E ENSINAR A ESCREVER

















Naviraí-MS

2013| |
| | | |




ENSINAR A LER E ENSINAR A ESCREVER

















Naviraí-MS

2013



1. INTRODUÇÃO

O ato da leitura passa a ser o incentivo dos pais leitoresque se tornam uma referência para seus filhos embora seja atribuída aos professores a responsabilidade de ensinar a ler e escrever, esse papel deve ser desempenhado em conjunto com os pais que se tornam essencial para um bom desenvolvimento da aprendizagem. É em sala de aula que todas as disciplinas desenvolvem um planejamento para o estimulo de uma boa leitura e consequentemente os seus alunosterão uma dificuldade menor no aprendizado da escrita.











































RESUMO

É necessário o gosto pela leitura para formar leitores. Dessa forma, este artigo pretende registrar a importância da leitura não só para a escola, mas para a vida. Se tornado necessária para a inserção social e cultural, além deimprescindível para o exercício pleno da cidadania.
A formação de leitores pela escola está relacionada a outros contextos, visto essa formação ser um processo que se inicia antes do indivíduo ingressar na escola, sendo assim importante a participação dos pais nessa aprendizagem, antes da educação formal.
Não podemos esquecer que o professor tem que ser o estimulador principaldesse processo de alfabetização, pois será o responsável em fazer a criança interpretar essa situação fazendo ela se tornar prazerosa ou dolorosa. Pois o docente não pode apenas “obrigar a ler”, deve objetivar uma formação de leitores que, sem coerção, construam práticas de leitura que sejam frequentes ao longo da escolaridade, e possa se prolongar por toda a vida.
E para isso oprofessor precisa ser inovador, tentando fazer com que a leitura se torne uma das ferramentas educativas indispensáveis na formação das crianças e adolescentes, e precisa estar presente no cotidiano escolar, em ambientes próprios e organizados, com acervos ricos, onde se sintam à vontade e acolhidos. Ler é uma forma de se encantar, de se enriquecer pessoalmente e emocionalmente. Cabe à escola incentivarseus alunos na busca dessa formação.


Palavras Chave: Pais, professor, estimulador, leitura, crianças.

















2. A escola e a formação do leitor
Segundo a primeira carta aos professores feita por um grande pensador que se tornou uma inspiração para gerações de professores.

Nenhum tema mais adequado para constituir-se emobjeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende. Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensinaaprende, de um lado, porque reconhece um conhecimento antes aprendido e, de outro, porque, observado a maneira como a curiosidade do aluno aprendiz trabalha para apreender o ensinando-se, sem o que não o aprende, o ensinante se ajuda a descobrir incertezas, acertos, equívocos.(FREIRE,1997)




Com apenas um pequeno trecho dessa carta podemos observar que o professor esta em...
tracking img