Artigo_ Análise das demonstrações financeiras das atuais companhias aéreas brasileiras _Rodrigo Venancio

3080 palavras 13 páginas
Análise das demonstrações financeiras das atuais companhias aéreas brasileiras e estabelecimento de padrões financeiros de desempenho da indústria
Resumo
[Espaço duplo para separar o título do texto]
De 250 a 500 palavras
Palavras-chaves: de 3 a 5 palavras
Abstract
[Espaço duplo para separar o título do texto] [Dois espaços duplos entre o fim de uma seção e o início de outra]
1 INTRODUÇÃO

No passado recente três grandes empresas aéreas brasileiras fecharam. A TransBrasil em 2001, a VASP em 2005 com muitas dívidas e a VARIG em 2006. Lesando principalmente passageiros e funcionários. Para facilitar o acompanhamento, minimizar e antecipar as ocorrências de default (Brigham; Ehrhardt, 2010; Damodaran, 2004) foi estudado os demonstrativos financeiros de 2008 a 2012 das 4 maiores companhias aéreas em funcionamento no Brasil com foco no transporte de passageiros: TAM, Gol, Azul e Avianca. Também se investiga as supostas causas para a crise presente no setor. Para o estudo utilizou-se dados dos demonstrativos financeiros das empresas e do setor para indicar a como encontra-se a saúde financeira desses. E a partir desses dados calcula-se indicadores para avaliar a situação e a tendência de cada uma dessas companhias aéreas inclusive a possibilidade de insolvência (Kanitiz,1978).
A disposição do artigo é como se segue. A seção 2 contém a teoria para o estudo e uma breve apresentação das empresas do estudo. A seção 3 exibe o resultado e análises da pesquisa para a indústria e para as corporações. Presente na seção 4 estão as considerações finais e última seção as referências bibliográficas.

2 DESENVOLVIMENTO

Nesta seção se estabelece os indicadores que serão usados para avaliar a situação financeira das companhia e do setor. Explica-se o modelo de insolvência utilizado para se determinar a possibilidade de insolvência a curto prazo (Kanitz,1978). Também apresenta-se as empresas estudadas.

2.1 Indicadores

Nesta seção se estabelece os

Relacionados