Artigo active directory

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Active Directory
Alini de Mello, Fernando Cezar da Cruz, Jozias Machado. Instituto Superior Tupy – Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) Joinville – SC – Brasil
{alini.mello,fc.tecnico,jozias}@gmail.com

Abstract. This article briefly describes the understanding of the tool Active Directory, including its structure and operation, aiming to provide an understanding of the protocolsused and the advantages of the applicability of this tool in organizations. Resumo. Este artigo descreve de forma sucinta o entendimento da ferramenta Active Directory, abrangendo a sua estrutura e funcionamento, visando proporcionar um entendimento dos protocolos utilizados e as vantagens da aplicabilidade dessa ferramenta nas organizações.

1. Introdução
O Active Directory foi desenvolvidocom o intuito de proporcionar facilidade no gerenciamento dos recursos computacionais, ele proporciona acesso centralizado ao administrador. Organizações podem definir suas regras ou configurações diretamente no Active Directory, e todas as máquinas (objetos) que fizerem parte dele poderão ser gerenciadas a partir de um único local. Podemos citar como exemplo, o usuário esqueceu sua senha deacesso, dessa forma o administrador da rede pode resetar para usuário sem se deslocar até a máquina dele, configurações de navegados, regras de acesso, permissões todas podem ser definidas na ferramenta e depois serão aplicadas nas máquinas, assim proporcionando um grande ganho de tempo e agilidade.

2. Histórico
O Active Directory teve uma pré-estreia em 1999 e foi lançado primeiramente com oWindows 2000. Mais tarde, foi revisado para estender a sua funcionalidade e melhorar a administração para uma nova versão, conhecida como 'Windows Server 2003'. O Active Directory surgiu juntamente com o Windows 2000 Server. Objetos como usuários, grupos, membros dos grupos, senhas, contas de computadores, relações de confiança, informações sobre o domínio, unidades organizacionais, etc, ficamarmazenados no banco de dados do Active Directory. Além de armazenar vários objetos em seu banco de dados, o Active Directory disponibiliza vários serviços, como: autenticação dos usuários, replicação do seu banco de dados, pesquisa dos objetos disponíveis na rede, administração centralizada da segurança utilizando GPO, entre outros serviços. Esses recursos tornam a administração do Active Directory bemmais fácil, sendo possível administrar todos os recursos disponíveis na rede de forma centralizada.

3. Definição do Active Directory
Pode-se dizer que o Active Directory é um serviço de diretório hierárquico, que identifica todos os recursos disponíveis de um ambiente de rede. Fornece informações detalhadas sobre objetos deste ambiente, tais objetos podem ser computadores, usuários, servidores,impressoras, entre outros. Através do Active Directory os administradores de rede podem gerenciar de forma mais simples e eficaz os objetos de seu ambiente.

4. Principais recursos do Active Directory
Dentre os principais recursos do Active Directory podemos destacar: Autenticação centralizada: Através da autenticação centralizada, os usuários cadastrados no Active Directory se autenticam emtodos os computadores da empresa. A partir desta autenticação é aplicada a permissão de leitura e escrita. Tais permissões são aplicadas de forma imperceptível ao usuário. Nível de segurança controlado: Todos os objetos seguirão as políticas de segurança pré-definidas, pois o Active Directory é um centralizador de políticas de segurança. Capacidade de integração com sistemas: É possível integrar oActive Directory com sistemas de gestão ou outros aplicativos, fazendo com que ao invés de o sistema ter o seu próprio banco de usuários e senhas, ele use os usuários do Active Directory. Administração centralizada das estações: Com as ferramentas que o Active Directory nos oferece é possível que as estações de trabalho sejam administradas por ele.

5. Infraestrutura do Active Directory
O...
tracking img