Artigo 482 da clt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo 482 da CLT
Trata da demissão por justa causa
Ato de Improbidade.

Revela mau caráter, perversidade, desonestidade. Ato ensejador da falta grave podeocorrer com furtou roubo de objetos, o empregado justificar suas faltas com atestados médicos falsos.

Incontinência de conduta ou mau procedimento.
Caracteriza quando há assédio sexual de uma pessoa aoutra, que não correspondendo o galanteio, ficando esta constrangida, por inexistir reciprocidade, evidenciando a falta grave para o dispensa.
Negociação habitual por conta própria ou alheia sempermissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço.
Diz respeito aos atos de comércio praticado pelo empregado, sempermissão do empregador e com habitualidade.
Condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena.
Para haver a justa causa é preciso que oempregado seja condenado criminalmente com sentença transitada em julgado. Se a sentença ainda estiver em fase recursal não se caracteriza a justa causa.
Desídia no desempenho das respectivas funções.Quando o empregado delega suas funções com preguiça, desleixo, má vontade, indiferença, negligência e também pode ser considerada por um conjunto de pequenas faltas, que mostram a omissão do empregado noserviço.
Embriaguez habitual ou em serviço.
Quando o funcionário embriaga- se constantemente fora do serviço, transparecendo este ato no serviço caracteriza-se fala grave e de outro modo aembriaguez não é habitual porém realizada no próprio serviço a justa causa também será observada.

Violação de segredo da empresa.
Segredo é todo fato, ato ou coisa que, de uso ouconhecimento exclusivo da empresa, não possa ou não deva ser tomado público causando prejuízo.
Ato de indisciplina ou de insubordinação.
Descumprimento de ordens gerais do empregador dirigidas ao quadro...
tracking img