artigo 15controladoria no suporte a gestao empresarial

2115 palavras 9 páginas
CONTROLADORIA NO SUPORTE A GESTÃO EMPRESARIAL

Cristiane de Oliveira1
Letícia Santos Lima2

Resumo
O objetivo desse estudo consiste em apresentar uma base conceitual em que se fundamenta a Controladoria. Em seguida, demonstrar a participação da Controladoria em todas as etapas da gestão empresarial, enfatizando o profissional controller, sua missão e seus objetivos, assim como sistemas de informações e controles gerenciais. A metodologia usada é a de levantamento bibliográfico sobre o tema abordado, feito por meio de materiais publicados em livros, com o intuito de verificar na prática o que a Controladoria realiza dentro das empresas. Assim, ao definir a missão da Controladoria, será dado valor necessário para o modelo de gestão para que seja eficaz em seus resultados.
Palavras - chaves: Controladoria, Gestão Empresarial, Controller, Tomada de decisões.

1 INTRODUÇÃO
A Controladoria como unidade administrativa tem um papel relevante, no processo de planejamento global de modo a atingir os objetivos propostos e garantir a eficácia da empresa.
O departamento de Controladoria deve estar em constante alerta assegurando que as atividades da empresa sejam realizadas de forma correta, com eficiência dos resultados da unidade. Por meio da sua influência, implica a melhoria nos sistemas gerenciais, aumentando o desempenho de seus gestores.
Além disso, a Controladoria é um órgão administrativo que, utiliza a ciência contábil dentro da organização, estando integrada no processo decisório das empresas, dando auxílio à administração na definição de sua política e em sua operação diária .
Logo, percebe-se que através da geração de relatórios e informações utilizadas, a
Controladoria realiza controles eficientes exigidos pelos usuários internos e externos.

1

Cristiane de Oliveira, acadêmica do 1° semestre de Ciências Contábeis, na Universidade do Estado de Mato
Grosso-UNEMAT-Campus de Sinop
2

Letícia Santos Lima, , acadêmica do 1° semestre de Ciências Contábeis, na

Relacionados