artigo 1

Páginas: 9 (2063 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
CONSELHO ESCOLA COMUNIDADE: POSSÍVEL CAMINHO PARA UMA EFETIVA GESTÃO DEMOCRÁTICA

ResuMo
NÃO É PARA FAZER AGORA

Palavras Chave:

abstract

NÃO É PARA FAZER AGORA


Keywords:

1. Introdução
O objeto de estudo dessa pesquisa é a administração escolar com foco no Conselho Escola Comunidade (CEC) como possível caminho para uma efetiva gestão democrática.
Aadministração escolar se diferencia da administração especificamente capitalista cujo objetivo é o lucro. Pois, ela requer uma especificidade. Para Paro (2004, p.7) “administrar é utilizar racionalmente os recursos para a realização de fins determinados, administrar a escola exige a permanente impregnação de seus fins pedagógicos na forma de alcançá-los”.
A gestão democrática das escolas públicasbrasileiras está prevista na Constituição Federal de 1988, Art. 206, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n° 9.394, BRASIL,1996), onde dispõe no Art.14 que “os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e com base nos princípios de participação dos profissionais da educação na elaboração doprojeto político-pedagógico da escola e participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”.
O decreto n° 9820/2006 que institui o Sistema Municipal de Ensino de Niterói aponta no Art. 3°, inciso VIII a gestão democrática. Também está prevista, no âmbito do Município de Niterói, de acordo com o Art. 219 da Lei Orgânica/2011, dentre alguns princípios básicos para seministrar o ensino.
Referenciada pela legislação, o processo de gestão democrática implica em uma dinâmica que favorece a participação social nas decisões, nas fiscalizações dos recursos financeiros e nas necessidades de investimentos e nos processos de avaliação. Como ressalta Veiga (1998, p.18) “a busca da gestão democrática inclui, necessariamente, a ampla participação dos representantes dosdiferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas ali desenvolvidas”.
A participação é um processo a ser construído coletivamente. Logo, não é um processo simples, pois envolve vários fatores e múltiplas possibilidades de organização. De acordo com Paro (2004, p.47) “a participação democrática na escola pública sofre também os efeitos dos condicionantes ideológicos aípresentes. Temos que levar em consideração o modo de pensar e agir das pessoas que facilitam ou dificultam a participação”.
É fundamental construir coletivamente um projeto pedagógico envolvendo os diferentes segmentos da comunidade local e escolar; discutir e mudar a organização do trabalho, a gestão da escola, nas formas de distribuição do poder, assim como a vivência e a construção de novasformas de relacionamento interpessoal.
Precisamos efetivar e consolidar mecanismos de participação como Conselho Comunidade Escola, grêmio estudantil, associações de pais, conselhos de classes e etc..
Assim como a autonomia, a gestão democrática é construída diariamente, é um aprendizado, sendo resultado de uma mobilização e envolvimento de todos.
Segundo Luckesi (2007) mais importantedo que os resultados práticos imediatos da gestão democrática é a aprendizagem para a vida pessoal e social.
Minha formação sempre foi na área da Educação. Após fazer o Ensino Fundamental em escolas públicas, completei o Curso Normal no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho e logo após ingressei no Curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense no início da década de oitenta.Porém abandonei o curso no último período por motivos particulares e só retornei oito anos depois, após dois filhos, uma cirurgia cardíaca e um novo vestibular.
Com a mudança do currículo de pedagogia me deparei com a necessidade de produzir uma monografia (em 2004) e o título foi “Buscando desenferrujar”. Através da metodologia de história de vida, resgate da memória e escrita analisou minha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • artigo 1
  • ARTIGO 1
  • Artigo 1
  • Artigo 1
  • 1 artigo
  • Artigo 1.
  • ME Artigo 1
  • artigo 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!