ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR

6146 palavras 25 páginas
ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR

Anatomia Funcional e Biomecânica da ATM

Um conjunto heterogêneo de órgãos e tecidos, os quais devem atuar integrados e harmonicamente, de tal maneira que seus envolvimentos fisiológicos e patológicos são absolutamente interdependentes participando da mastigação, deglutição, respiração, fonação e postura.(Behsmilian, 1974)

Estruturas envolvidas:
ATM, Dentes, Ossos, músculos, ligamentos, lábios e bochechas, Língua, periodonto, sistema vásculonervoso

Anatomia Funcional
Articulação sinovial, composta pelas articulações tipo gínglimo- artroidal, biaxial.
Apresenta movimentos de rotação translação combinado.
Tipo de tecido composta por fibrocartilagem de revestimento.
É uma articulação bilateral, representada pela conexão entre a fossa mandibular do osso temporal e a cabeça (côndilo) da mandíbula.
A superfície Articular da mandíbula compreende o côndilo mandibular (convexo anterior,a eminência ou tubérculo articular.
A superfície articular da mandíbula compreende o côndilo mandibular (convexo). Seu contato é mantido pela ação muscular.Quando em posição de repouso fisiológico quando a musculatura sustentadora apresenta um equilíbrio tônico, onde sobrepõe-se à força da gravidade, podendo variar com a posição da cabeça e do corpo, em função de estímulos proprioceptivos que partem dos dentes.
Os tecidos que compõem a ATM estão posturalmente estabilizados verticalmente por contração dos músculos da mastigação (músculo temporal- posicionam os côndilos superiormente na fossa articular, os pterigoideos laterais que são os feixes inferiors, e pterigoides laterais são os feixes laterais,e posicionam os côndilos horizontalmente, na parede posterior do tubérculo ou eminência articular). Relacionam-se estruturalmente pelas sustentação e o oclusão dentária sem flexões e deslocamento mandibulares, que permite espaços biológicos articulares totalmente preservados de pressão e os ligamentos livre de tração.
O disco articular

Relacionados

  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas