Articulações do cotovelo

Páginas: 5 (1116 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
COLÉGIO E ESCOLA TÉCNICA FAAR

TÉCNICO EM RADIOLOGIA

ARIQUEMES, RO

TEMA

ARTICULAÕES ESTERNO CLAVICULAR

COTOVELO

OMBRO

Técnico Em Radiologia
Turma :B
Professora: Valdirene
Alunas: Sirleide J. Nascimento e
Marileide S. Nascimento

ARIQUEMES, RO

INTRODUÇÃO
Articulação é o conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos.Essas uniões não só colocam as peças do esqueleto em contato, como também permitem que o crescimento ósseo ocorra e que certas partes do esqueleto mudem de forma, como durante o parto, por exemplo. Além disto, capacitam às partes do corpo a se movimentem em resposta à contração muscular.
Esta pesquisa tem por objetivos, investigar, a partir da pesquisa bibliográfica, e informar aos profissionaisda área de saúde, sobre alguns aspectos das articulações que compõem a cintura escapular, a fim de mostrar a importância da mesma, pois esta nos permite uma grande mobilidade durante as atividades do cotidiano.

ARTICULAÇÃO DO COTOVELO
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear daulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.
As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.
Cápsula Articular - Circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é umafina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.
Ligamento Colateral Ulnar - É um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.
Ligamento Colateral Radial - É um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamentocolateral ulnar.
A articulação rádio-ulnar proximal é uma juntura trocóide ou em pivô, entre a circunferência da cabeça do rádio e o anel formado pela incisura radial da ulna e o ligamento anular.
Ligamento Anular - É um forte feixe de fibras que envolve a cabeça do rádio, mantendo-a em contato com a incisura radial da ulna. Da borda inferior do ligamento anular sai um feixe espesso de fibras que seestende até o colo do rádio, denominado ligamento quadrado.

ARTICULAÇÃO DO OMBRO

O ombro é a articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos.
As articulações são:
* a glenoumeral, entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide da omoplata;
* a acromioclavicular, que liga a clavícula àapófise acromial da omoplata;
* a articulação esternoclavicular, entre a clavícula e o esterno;
* as ligações da omoplata com os músculos da coluna torácica e cervical.
MÚSCULOS

Os músculos mais superficiais que fazem mover o ombro são:
* peitoral, que puxa o braço para a frente;
* trapézio, que eleva o ombro;
* deltóide, que eleva lateralmente o braço;
* grande dorsal,que puxa o braço para baixo.

O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

O peitoral forma a parte anterior da axila, enquanto que a posterior é formada pelos músculos grande dorsal e grande redondo. Os vasos sanguíneos axilares e o plexo braquial de nervosatravessa esta região.

O labrum glenóide é uma estrutura fibrocartilaginea semelhante a um menisco que aumenta o contacto com a cabeça umeral estabilizando a articulação.

O Coifa dos Rotadores é um conjunto de quatro músculos:
* supraespinhoso;
* infraespinhoso;
* pequeno redondo;
* subescapular.
Estes músculos são mais pequenos se comparados ao peitoral maior e ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Articulações do Cotovelo
  • Cotovelo
  • Cotovelo
  • Cotovelo
  • Articulações
  • articulaçoes
  • Articulações
  • Articulações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!