Articulação entre sistema fonologico e gráfico

ARTICULAÇÃO ENTRE O SISTEMA FONOLÓGICO E GRÁFICO


As crianças, desde cedo, devem perceber que há uma relação muito estreita entre fala e escrita. A escrita é o esforço cultural ecivilizatório do homem de representar, através de sua percepção visual, os sons da fala, da sua expressão oral. A alfabetização não vem apenas do olhar, mas da escuta ativa dos sons da fala.
A boaalfabetização não viria, pois, a rigor, nem se justificaria mesmo, com o uso,
em sala de aula, de cartilhas de ABC, mas com a valorização, no interior da escola, da e expressão oral: isto é, defendoaqui que a alfabetização escolar se dê inicialmente com os
sons da fala, uma alfabetização fonológica, para, em seguida, transformar-se em alfabetização ortográfica.
A fala precede a escritana vida e na escola, quer queiramos ou não. É um fato lingüístico, mas nem por indução, é lógica para escola e para muitos educadores. O segundo ponto que considero importante é a formação paraconsciência fonológica e o domínio das habilidades metafonológicas para o desenvolvimento da leitura fluente.
A consciência fonológica vem com o ensino formal e sistemático da correspondênciaEntre letras e fonemas da língua. Existem mais sons da fala do que letras para representá-los, Daí, a correspondência entre letras e fonemas não ser unívoca, mas equívoca.
Por exemplo, o som /a/ é, emboa parte, na escrita, representado pela letra “a”.
O som /b/ (leia-se bê) é representado na escrita pela letra b. Mas, a letra “c” pode
representar o som /s/ (leia-se sê) ou o som /k/(leia-se cá), dependendo do ambiente fonológica. Em casa, a letra “c” representa o som /k/, mas em cebola, a letra “c” representa o som /s/. Ora, isso, sim, que precisa ser bem ministrado pelos docentese não pode ser ensinado, outrossim, por qualquer pessoa, por uma pessoa sem habilitação e, a rigor, é uma rigor exclusiva para um pedagoga com formação lingüística ou para um lingüista com formação...