Articulação coxofemoral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Articulação Coxofemoral
Hall (2001 apud VINÃS, 2008) relata que as funções primárias do quadril são de apoiar o peso da cabeça, dos MMSS e do tronco durante as posturas eretas e atividades dinâmicas com sustentação do peso corporal, como caminhar, correr e subir escadas, além de proporcionar uma via de transmissão das forças entre as extremidades inferiores e a cintura pélvica.
A articulaçãodo quadril realiza movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa, é denominada de coxofemoral, em forma de enartrose muito coaptada, segundo Kapandji (2000), esta articulação possui três eixos e três graus de liberdade:
a) eixo transversal, localizado no plano frontal e executa os movimentos de flexão e extensão;
b) eixo ântero-posterior, localizado no planosagital e realiza os movimentos de abdução e adução;
c) eixo vertical que realiza os movimentos de rotação lateral e rotação medial.
Conforme Hamill (1999 apud VINÃS, 2008) escreveu, a articulação do quadril é classificada como sendo muito estável, contudo, bastante móvel, consiste na articulação entre o acetábulo pélvico e a cabeça do fêmur.
A articulação representa uma especialização daregião de contato entre dois ossos e, basicamente, existe para permitir o movimento, embora algumas articulações como as do crânio sejam estruturadas justamente para impedir a movimentação. As principais articulações dos membros são do tipo diartroses (ou sinoviais) que tem estrutura básica representada pela cartilagem articular que reveste as extremidades ósseas e se assenta em um osso compactadochamado subcondral. Esta cartilagem é altamente especializada de modo a permitir o movimento com o mínimo de atrito e desgaste; é renovável por meio da divisão celular, porém tem capacidade de regeneração muito limitada. As extremidades ósseas são unidas pela cápsula articular que delimita a cavidade articular. A cápsula é revestida internamente pela membrana sinovial que secreta o líquido sinovial,cuja função principal é nutrir a cartilagem articular que é desprovida de vasos. Esta nutrição é realizada por embebição e também por um sistema de bombeamento realizado pela movimentação. O líquido sinovial atua, ainda, como lubrificante. Além do movimento, a articulação necessita de estabilidade que é conseguida ativamente pela ação muscular e, passivamente, pela cápsula articular, ossos eligamentos.

Componentes Ósseos
Com já descrito, as duas estruturas ósseas que compõem esta articulação são: o acetábulo constituído pelo encontro de três ossos (Ílio, Ísquio e Púbis) e a cabeça do fêmur sendo 2/3 esférica localizada na epífise proximal do fêmur. O acetábulo sendo côncavo (fossa do acetábulo) possui, aderido a sua orla, uma estrutura fibrocartilaginosa formando o lábio do acetábulounindo-se ao ligamento transverso em sua incisura possibilitando à cabeça do fêmur, estrutura convexa, um encaixe profundo favorecendo a coaptação (Rasch, 1900; Hall, 2000; Gardner et al., 1988; Gould III, 1900).

Fonte: Mayo Foundation for Medical Education and Research

Ligamentos
A Articulação Coxofemoral é estabilizada por seus ligamentos. Inserido à fóvea, pequena reentrância na cabeça dofêmur, encontra-se o ligamento da cabeça do fêmur também denominado ligamento redondo o qual se fixa à fossa do acetábulo na incisura e ligamento transverso, tendo pequena contribuição na fixação da cabeça do fêmur ao acetábulo (Hall, 2000; Gould III, 1900), sendo sua principal função conduzir vasos sanguíneos à cabeça do fêmur (Gardner et al., 1988; Gould III, 1900). Os ligamentos iliofemoral,pubofemural e isquiofemoral, tendo seus nomes relacionados a suas inserções, aderem-se externamente a cápsula articular e são de vital significância para esta articulação os quais reforçam a cápsula articular (Hall, 2000; Gould III, 1900; Garden et al., 1988), além de rodarem durante a extensão da coxo-femoral a cabeça do fêmur dentro da fossa do acetábulo, isto, devido à conformação estrutural...
tracking img