Artico de o cordiço

3453 palavras 14 páginas
Analise da obra literária: o cortiço com embasamento nas categorias de análise da Geografia.
LEÃO, Renilda Mascarenhas
ASSIS, Antonio Cesar C
Introdução
Foi proposta nas aulas de LEG V (Laboratório de Ensino em Geografia) a construção coletivamente de uma atividade de fazer os alunos aprender e compreender os conceitos de análise da Geografia maneira diferente do que geral mente é ensinada nas aulas da disciplina, mas ao mesmo tempo referenciada. Partindo da leitura da obra de Aluísio Azevedo O cortiço, que foi escolhida para este artigo.
Foi feito uma leitura criteriosa e crítica do livro, sendo possível fazer a relação dos trechos do livro com as categorias de analise da geografia, articulando com os conceitos e fazendo uma releitura dos mesmos, com ajuda e contribuições da turma do LEG V e do professor.
As aulas de Laboratório de Ensino em Geografia sugerem aos discentes de licenciatura em Geografia, construírem recursos didáticos, fazendo com que esses alunos tenham experiências e facilidade nas práticas docente, então nesse LEG em especifico foi proposto trabalhar com o livro didático utilizando de recursos extras como a analise dos romances clássicos da literatura brasileira buscando correlacionar as categorias de analise da Geografia com o livro escolhido.
É importante sabemos que geografia iremos trabalhar em sala de aula, e segundo o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) do ensino fundamental propõe que o aluno torne-se um questionador de sua realidade, que construa problemas e suas respectivas soluções, que se aproprie da criatividade lógica e capacidade analítica para então verificar o resultado de sua ação.
Como está sendo trabalhada a geografia escolar? Esta é uma indagação que nós geógrafos-educadores deveríamos questionar. Ou ainda, qual geografia atende as expectativas dos nossos alunos? É sabido que durante muito tempo a ciência geográfica, não passava de descrição da superfície terrestre servindo aos interesses da classe dominante. No

Relacionados