Article 126010 20141017060205eebd

3398 palavras 14 páginas
CONTABILIDADE E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Daiana Franciéle Righi1
Marines Janice Haezel2
Marlúci Jiselle Haezel3
João Antonio Cervi4
RESUMO

Desde a antiguidade, o homem já sentia a necessidade de controlar o patrimônio utilizando meios arcaicos como forma de moeda e conforme os anos se passavam sentiam a necessidade de aperfeiçoar seus métodos de controle. Houve grandes mudanças nos costumes e na cultura. A contabilidade evoluiu, onde anteriormente ela era manual e os arquivos impressos, agora ela conta com uma nova tecnologia criada pelo próprio governo para controlar tudo que acontece dentro da empresa, mudando totalmente seu cotidiano e dos contadores. Atualmente a fiscalização é eletrônica e os dados são cruzados, dificultando os ilícitos tributários de sonegar impostos. O objetivo deste estudo é descrever uma breve evolução histórica da contabilidade, seguido da Contabilidade na era digital, e finalizando com a criação do SPED Fiscal. O estudo realizou-se com base em livros especializados e artigos em meios físicos e eletrônicos, tendo em vista a importância deste tema tão emergente e atual. Conclui-se que essas mudanças impactam não somente na esfera contábil como também nas áreas de Tecnologia da Informação envolvidas com as novas tecnologias, sendo que seus maiores benefícios são a veracidade das informações nas demonstrações contábeis, diminuição de custos com armazenagem de documentos e emissão em papel.
Palavras-chave: contabilidade – era digital – tecnologia da informação
INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma ferramenta muito utilizada para a tomada de decisões nas empresas, ela vem evoluindo de tal forma que cada vez mais as organizações e contadores precisam se atualizar, pois as leis mudam constantemente.
Atualmente os meios eletrônicos são utilizados como ferramenta de apoio à contabilidade, pois agilizam o processo decisório, as informações são mais rápidas e
1

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis - 6º semestre. Faculdades Integradas Machado de

Relacionados