Arteterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NEUROCIENCIA NAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS


Introdução


A neurociência busca a compreensão do sistema nervoso central. “É uma ciência relativamente nova, voltada para o desenvolvimento, a química, a estrutura, a função e a patologia do sistema nervoso (Lundy-Ekman, 2000)”.



O cérebro e nosso órgão mais misterioso. Todas as ordens e as regulações do organismo, da mais simples ásmais complexam das funções psicológicas, partem do cérebro. Cabe a ele controlar e coordenar o movimento e o comportamento e as funções corporais e a homeostáticas tais como a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o balanço de fluídos e a temperatura corporal.
O Cérebro também é responsável pela cognição, as emoções a criatividade, a memória e a aprendizagem e armazenamento.
Nosso trabalhotentará abordar:
Como se constrói um talento;
A elaboração do pensamento criativo;
A fala;e a prosódia.
A música a expressão da alma;
O olhar artístico através de dois movimentos, o da OP ART (“Arte Óptica”) e o KINETIK ART (“Arte Cinética), além de pequenas considerações do funcionamento e do processo da visão;

.

Pensamento criativo


O pensamento criativo é o responsável diretoda evolução do ser humano. Todos de modo em geral contribuímos de alguma forma criativa para resolver os pequenos problemas cotidianos. Os gênios são a exceção, entretanto são os responsáveis pela mudança do mundo.
.Sem o pensamento criativo a humanidade com certeza estaria fadada a mesmice, vivendo sempre em uma eterna repetição.
.
Em muitos momentos pensamos através de imagens, por exemplo,quando você vira a torneira do banheiro para o lado que sai água quente ou fria, você provavelmente não estará pensando através de palavras os pensamentos, neste caso, derivam de imagens mentais.
Os artistas plásticos pensam através de imagens. O mesmo acontece com compositores, poetas matemáticos, atletas e cientistas. Alberto Einstein relatou ter alcançado alguns dos seus maiores insights pormeio de imagens visuais, que só mais tarde converteu em palavras.
Liu Chi Kung foi o segundo colocado no Concurso Tchaikovsky de 1958 – a Olímpia do piano – e foi preso um ano depois durante a revolução cultural na China. Pouco depois de solto, após sete anhos sem tocar um piano, ele voltou a fazer apresentações, e os críticos acharam que seu talento musical estava melhor do que nunca. Comoele fez isso sem prática? “Eu praticava todos os dias, declarou Liu. “Ensaiava cada peça que já havia tocado, nota por nota, em minha mente” (Garfield, 1986).


A construção de talentos


“Os talentosos gostam de desenvolver aquilo que fazem quase como obsessão, coisa que nem sempre acontece com os de¬mais. Isso é a base da criatividade dos talentosos.” (Nicolau, Marcos, 2011)


Comose constrói o talento? A per¬gunta vai de encontro à crença comum de que as pessoas já nascem com seus dons. Anos de pesquisa e acompanha¬mento de pessoas talentosas nos dão a convicção de que elas nascem sim, com peculiaridades fisiológicas e neuronais comuns a muitos, mas, descobrem como explorar e estimular tais características de formal pessoal e apaixonada.
Três fatores utilizados pelaspessoas para construírem seus talentos em diferentes áreas das atividades humanas:

a) Desenvolvimento de recursos e ha¬bilidades mentais ou corporais cotidia¬namente, até mesmo dormindo. É isso mesmo que você leu! Além de exercitar constantemente aquilo por que tomou gosto, as pessoas desenvolvem o talento sonhando com o sucesso das suas práti¬cas. Mas, é o esforço individual repetitivo queconsolida o talento. Quem gosta de escrever poesia, por exemplo, costuma fazê-lo a todo o momento, rabiscando o caderno durante uma aula tediosa ou escrevendo na mente enquanto espera o ônibus. Uma velha anedota dá conta de que depois de uma primorosa apre¬sentação de um pianista, uma senhora aproximou-se e disse-lhe: eu daria me¬tade da minha vida para tocar igual a você. E o músico respondeu: foi...
tracking img