Arteterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REVELAÇÃO DO INCONSCIENTE ATRAVÉS DA ARTE 
REVISTA IMAGENS DA TRANSFORMAÇÃO 
Nº. 8 - VOL. 8 – 2001. 

RESUMO:
Esse artigo visa elucidar a dinâmica atemporal do inconsciente, que atua numa forma prospectiva - com antecipação de acontecimentos futuros, e de uma forma retrospectiva, trazendo conteúdos do passado, mesmo da fase pré-natal. Pretende-se mostrar também que a Arteterapia é um meioeficaz na captação e expressão desta riqueza do inconsciente.
 
ABSTRACT:
This article aims to elucidate the unconscious atemporal dynamics that takes place in a prospective way - with anticipation of future events, and in a retrospective way, bringing psicological contents from the past, even from the prenatal phase. It is also shown how Art Therapy is an effective tool in the reception andexpression of this wealth of the unconscious.
“... devo admitir que o inconsciente revela às vezes
uma inteligência e intencionalidade superiores à compreensão consciente
de que somos capazes no momento ”.
C. G. Jung (1)
Tendo o inconsciente uma dinâmica atemporal, ele atua de uma forma retrospectiva, trazendo arquivos da vida pré-natal e/ou outras, como apresento no caso clínico X; também atuade uma forma prospectiva, com a antecipação de acontecimentos futuros, apresentado aqui ,com uma experiência pessoal da antecipação da minha gravidez.
A Arteterapia é um dos meios que possibilita a confirmação da realidade criativa, dinâmica e atemporal do inconsciente.
Segundo Jung o inconsciente não é só o depósito do reprimido e desejos não realizados, mas também traz as marcas das vivênciaspré- natais e|ou outras. E se manifesta como uma matriz geradora de novos conteúdos numa perspectiva além do tempo e da pessoa.
Ele afirma :
... a priori nada impede de pensar na possibilidade de que as tendências inconscientes tenham um objetivo situado além da pessoa humana, assim como também é possível imaginar que o inconsciente “só sabe desejar” (2).
... o símbolo tem um significado muitocomplexo, ... pressupõe múltiplos significados. O símbolo tem um futuro. O passado não basta para interpretá-lo, porque germes do futuro estão incluídos em todas as situações reais . (3)
A dinâmica do inconsciente expressa-se por suas imagens através de sonhos, desenhos, fantasias, etc...; modos que são “ auto-representações de desenvolvimentos inconscientes , os quais permitem a expansãogradual da psique “ (4).
Sendo a linguagem básica do inconsciente as imagens, a Arteterapia se mostra um recurso dos mais ricos para a compreensão e integração desses conteúdos à consciência.
A prática da Arteterapia facilita a decifração do mundo interno, o confronto com as imagens que a energia psíquica configura. A compreensão destas formas simbólicas possibilita o confronto com o inconsciente, e atomada de consciência de seus conteúdos.
A relevância de uso de técnicas expressivas como meio de acesso ao inconsciente nos é confirmada por Jung, onde se conjuga imagem e ação num processo de auto-organização e desenvolvimento, a que ele chamou processo de individuação.
... com a mão que guia o creiom ou o pincel, com o pé que executa os passos de dança, com a vista e o ouvido, com a palavrae com o pensamento: é um impulso obscuro que decide, em última análise, quanto à configuração que deve surgir; é um apriori inconsciente que nos leva a criar formas ... A imagem e a significação são idênticas, e à medida que a primeira assume contornos definidos, a segunda se torna mais clara. (5)
As técnicas psicoterapêuticas articulam-se cada vez mais em direção as vivências
... técnicascorporais para expressar as emoções, técnicas baseadas na imaginação, técnicas plásticas, técnicas oraculares, técnicas produzindo alterações da consciência etc. A busca dos significados simbólicos é desempenhada muito mais pela mobilização dos símbolos, dentro de sua elaboração, do que por sua interpretação racional, mesmo sendo esta levada a cabo através do método das associações livres de Freud ou...
tracking img