Arteterapia com dispositivo terapeutico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto: Arteterapia

Introdução

Arteterapia é um termo que designa a utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, pressupõe que o processo do fazer artístico tem o potencial de cura e crescimento quando o cliente é acompanhado por arteterapeuta, quem com ele constrói uma relação que facilita a ampliação da consciência e do autoconhecimento, possibilitandomudanças. (GEHRINGER, 2005, p. 03)


A vivência da arteterapia na visão gestáltica busca através dos trabalhos artísticos integrar o passado e presente, na busca pelos seus objetivos. A gestalt preocupa-se com percepção, as inter-relações entre a forma do objeto, o conceito de figura-fundo e a fluidez dos processos perceptuais. Neste sentido, o paciente vai construindo imagens de diversasmaneiras para permitir a descoberta desses objetivos em sua vida. (BOCK, 2002)
O desenvolvimento psicossocial do ser humano acontece na primeira, segunda e terceira infância dos estágios de desenvolvimento, porém, nem sempre acontece de forma completa e saudável. Desta forma, percebe-se que inúmeros fatores podem influenciar e contribuir na mudança do desenvolvimento da criança, produzindocomportamentos que não permitem que ela mantenha trocas afetivas que a deixem satisfeita, expressando inadequadamente seu sentimento de raiva, e assim gerando comportamentos agressivos.
O desenvolvimento humano não está pautado somente em aspectos cognitivos, mas também e, principalmente, em aspectos afetivos, e quando este não acontece de maneira saudável e equilibrada à criança acaba amercê de situações que poderão prejudicar os seus convívios escolares, sociais e familiares. O comportamento da criança na agressividade necessita ser avaliado como um resultante da sua relação com o meio, e dos níveis de frustração que a criança é exposta, bem como, de sua estruturação interna em administrar esses aspectos. O meio muitas vezes induz a inúmeros sentimentos, dentre eles, a raiva, omedo e a insegurança que são consumidos no ato agressivo. Os atos agressivos também podem ser aprendidos por meio da observação de modelos agressivos, como os dos pais. (BALLONE, 2001)


Objetivos


Delimitar os aspectos do processo de desenvolvimento psicossocial da criança; Apontar os fatores que influenciam na agressividade;
Compreender os pressupostos da Arteterapia;Analisar as contribuições técnicas da arteterapia com crianças agressivas.
Identificar o que a arte pode proporcionar com a criança agressiva em situação terapêutica.


Desenvolvimento


O projeto será desenvolvido com grupos de nove crianças, utilizando recursos artísticos como (instrumentos musicais, pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenhos,recortes, dramatização,...) tendo como finalidade, a mais pura expressão, não se preocupando com a estética, e sim com o conteúdo pessoal implícito em cada criação.
Contudo, a Arteterapia, desenvolve no indivíduo a capacidade do mesmo em entrar em contato com seus conteúdos internos, e assim podendo expressar os sentimentos e atitudes desconhecidas “a priori”, sendo que muitas vezes essesconteúdos são inconscientes. (CARVALHO, 2000).
No trabalho com crianças, a Arteterapia visa diminuir os comportamentos agressivos, a fim de garantir a elas melhor qualidade vida, pois tais comportamentos podem gerar prejuízos no âmbito social, no desempenho escolar, e na vida familiar da criança.


Justificativa


A Arteterapia se apresenta como um modelo que visa no processoclínico, compreender e ajudar de forma com que a criança restabeleça seu equilíbrio emocional, e possibilitando autoconhecimento e assim gerando mudanças. Sua contribuição é através da utilização de recursos artísticos em contextos terapêuticos, ajudando a criança a expor suas percepções sobre o mundo, sua identidade, e principalmente suas emoções.
A Arteterapia conceituada como o uso das...
tracking img