Artesanato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia da educação – texto 3
A década de 1960 foi uma época de experimentação educativa. Alem dos colégios de aplicação, surgiram os ginásios vocacionais, que deu um grande impulso ao ensino dematemática e de ciências colocando ao fim o campo de pedagogia.
Com o regime militar implantado em 1964, houve um processo de reorientação geral do ensino do país.
O Instituto de Pesquisas eEstudos Sociais, criado em 1961, funcionou como um verdadeira partido ideológico que teve um papel decisivo na deflagração do golpe militar de 1964.
Com o golpe militar exigiam-se adequações que implicavana mudança na legislação educacional. Pois o governo militar não considerou necessário modifica-lo totalmente diante de uma nova lei de diretrizes e bases. Isto porque o golpe visava a garantir acontinuidade da ordem socioeconômica.
Há dois lados no projeto de reforma universitária: De um lado, a demanda dos jovens estudantes ou postulantes a estudantes universitários e dos professores quereivindicaram a abolição da cátedra, a autonomia dos estudantes e mais verbas e vagas para desenvolver pesquisas e ampliar a ação da universidade. Do outro lado a demanda dos grupos ligados ao regimeinstalado com o golpe militar, que buscavam vincular mais fortemente o ensino superior.
O grupo de trabalho buscou atender a primeira demanda, proclamando a indissociabilidade entre ensino e pesquisa.A segunda demanda, instituindo o regime de creditos, a matricula por disciplina, os cursos de curta duração, a organização fundacional e a racionalização da estrutura e do funcionamento.
A expansãodo ensino superior reivindicada pelos jovens postulantes a universidade deu-se pela abertura indiscriminada, via autorizações do Conselho Federal de Educação, de escolas isoladas privadas.
A reformado ensino primário e médio levada a cabo enunciou como seus princípios básicos: integração vertical e horizontal; continuidade – terminalidade; racionalização – concentração; flexibilidade;...
tracking img