Artesanato como elemento da cultura cearense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ARTESANATO COMO ELEMENTO DA CULTURA CEARENSE
Jean Carlos Amorim Araújo
Michel Freire Porto
Priscila da Silveira
Raquel Taysnara Rocha da Penha
Samyra Gomes de Lima
Bacharelado em Administração
Professor Nazareno

RESUMO

Neste artigo apresentamos o Artesanato Cearense, cujo qual já possui ocorrência registrada em mais de 600 municípios da região Nordestina, possuindo onze tipologiase 57 segmentações. Contempla produtos como imagens sacras, esculturas, jarros, mobiliário, tapetes, acessórios do vestuário, calcados, brinquedos, instrumentos musicais, utilitários para o lar, trajes típicos, redes, mantas, artigos de cama, mesa e banho, miniaturas, doces de frutas regionais e bebidas de frutas regionais típicas, testemunhos do talento inato de uma gente que usa as mãos paratransformar em arte todo o seu infinito potencial criativo. Além disso, o Nordeste possui grande potencial turístico, cujo fluxo potencializa o desenvolvimento do artesanato, o qual, em si, e uma fonte de encantamento para os visitantes da região. Nesta perspectiva, estimular o desenvolvimento do artesanato nordestino significa abrir possibilidades de atenuação das desigualdades sociais verificadasna região, além de promover a preservação de valores da cultura popular local.

Palavras-chave: Artesanato; Cultura; Nordeste; Ceará.

1. INTRODUÇÃO
Segundo a terminologia, o Artesanato é a atividade predominantemente manual de produção de bens no qual se admite a utilização de maquinas ou ferramentas, desde que não dispensem a criatividade ou a habilidade individual e de que o agenteprodutor participe, diretamente, de todas ou quase todas as etapas da elaboração do produto. A definição comporta uma ressalva quanto à diferenciação do artesanato propriamente dito dos chamados trabalhos manuais, que, pelas suas características gerais, poderiam ser inseridos no contexto desta definição sem prejuízo do seu entendimento. Desta forma, para este diagnostico, devem ser excluídos do conceitode artesanato os trabalhos manuais que não possuam uma dimensão cultural popular, historicamente transmitida por tradição oral ou aprendizado direto dos chamados mestres – artesãos. Ainda nos limites da definição genérica de artesanato apresentada, torna-se necessário segmentar os tipos de artesanatos possíveis, segundo sua função cultural.
Analisando a definição de artesanato apresentada,optamos pela definição de artesanato folclórico ou ainda artesanato tradicional. Em ambos os casos, para este trabalho especifico, preserva- se o caráter de atividade identificada com valores culturais tradicionais, voltada para geração de renda.

A profissão de artesão, como afirma o Caderno de Cultura da Secretaria de Cultura e Desporto do Estado do Ceara, este sequer existe como categoriaocupacional nos registros oficiais do país, o que torna ainda mais difícil situá-lo, conceituá-lo e obter uma visão coerente de sua historia presente ou passada, para não mencionar a quase impossibilidade de antever suas perspectivas futuras.

Para este trabalho, adotaremos a definição de que o artesão e considerado como “um ser que produz de modo autônomo, ou seja, como não dependente, de maneiradireta, para produzir dos meios de produção de terceiros. Ele mesmo procura desenvolver mecanismos para penetrar no mercado de bens e para escoar a produção, aproveitando-se das alternativas existentes”.

No Ceara adota-se normas para inscrição e emissão de identidade de artesão e este deverá ter habilidade para exercício da atividade, comprovada através de teste pratico de capacitaçãosupervisionado por comissão especializada. O candidato também devera ter no mínimo 16 anos de idade, apresentar documento de identidade e comprovante de residência. Este procedimento assegura a exclusão de pessoas não qualificadas e garante algumas vantagens como a isenção do ICMS quando da venda dos produtos artesanais no Estado.

1.2 – Tipologia

Atualmente, os produtos considerados artesanato estão...
tracking img