Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A arte barroca na Europa 
 A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, período de grandes mudanças na Europa da Idade Moderna. Para melhor entender os acontecimentos daquele século, precisamos buscar suas origens em  fatos do século XVI, dos quais um dos mais importantes foi a Reforma Protestante, que se expandiu por muitos outros países.

A Igreja Católica, porém, logo se organizou contra aReforma. Na verdade, desde o início do século  XVI havia dentro dela um movimento que visava  fortalecer a vida espiritual, mas apenas no século  XVI essa reação viria a constituir a Contra- Reforma. Com a ação das grandes ordens religiosas, como a Companhia de Jesus, a igreja Católica retomou sua força e construiu novas e  grandes igrejas. A arte voltava a ser vista como um meio de ampliar ainfluência católica.
Origens e características  gerais do Barroco 
 A arte barroca originou-se na Itália, logo se espalhou por outros países da Europa e chegou à  América. Porém, apresentou características bastante diferentes nos vários países. O Barroco italiano do início do século XVII, por exemplo,difere muito do Barroco holandês da mesma época.
A Pintura Os pintores italianos Caravaggio, Tintoretto e  Andréa Pozzo estão entre os mais representativos do Barroco.
Caravaggio: a beleza além da aristocracia 
Caravaggio (1573-1610) não se interessava pela beleza clássica ² a dos deuses da mitologia grega ou dos membros aristocracia -, que tanto encantou os artistas do Renascimento. Para ele, não havia ligação entre beleza e aristocracia, e seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes,ciganos; enfim, gente do povo.
O que melhor caracteriza sua pintura é a utilização original da luz: ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada de modo intencional para direcionar a atenção do observador. Isso é tão fundamental em sua obra que ele é considerado importante pintor da luz,como você pode ver no quadro Vocação de São Mateus.

Cristo em casa da Marta e Maria, de Tintoretto.Note em primeiro plano a mulher de vestido azul e manto vermelho; um  pouco mais atrás estão Cristo e uma outra mulher ² de vestido preto com detalhes claros. Essas três figuras refletem uma luz intensa,enquanto as que se encontram em segundo  p
lano estão envolvidas em sombra e  pouco iluminadas.
Depois de aprender o conjunto da cena, nossos olhos começam a deter-se nos detalhes das vestes edo cenário que compõe o ambiente da casa.

Andréa Pozzo: a abertura para o céu 
 A pintura barroca desenvolveu-se também no teto de igrejas e palácios. Embora com finalidade  predominantemente decorativa, apresenta algumas obras em que a perspectiva é trabalhada de forma audaciosa. É o caso do afresco A glória de Santo Inácio, de Andréa Pozzo. (1642 ² 1709).

A Escultura 
Nos gestos eno rosto das figuras representadas, a escultura barroca exprime emoções: alegria, dor,sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõe uma cena dramática. As formas sugerem movimento e apresentam efeitos decorativos.Predominam linhas curvas, drapeados das vestes e tons dourados. Entre os artistas do Barroco italiano, Bernini (1598 ² 1680) foi, sem dúvida,o mais importante e completo: foi arquiteto,urbanista, escultura, decorador e pintor.

A Arquitetura
Como a igreja Católica queria proclamar a importância da fé, criou obras que impressionam pelo esplendor. A arquitetura expressou, ainda, o desejo dos governantes de demonstrar poder por meio de seus palácios. Assim, os arquivos do Barroco deixam de lado a simplicidade e a racionalidade do Renascimento e investem na  grandiosidade das igrejas edos palácios e nos efeitos decorativos. Nessa época firmou-se também a idéia de que o espaço em torno da obra arquitetônica era importante para a beleza da construção.
Daí a  preocupação com os projetos da praça das igrejas como a da basílica de São Pedro, no Vaticano.

Jardim do Palácio de Versalhes
Esse é um dos conjuntos de palácio e jardim mais  famosos do século XVII na...
tracking img