Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTES
1) No início da Época Moderna, floresceu, na Europa Ocidental, um movimento intelectual e artístico chamado Renascimento. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A ciência renascentista abandonou a visão mística e metafísica do mundo, possibilitando que a tolerância religiosa permeasse as relações sociais.
02) Nas artes, o Renascimento se caracterizou, entreoutros aspectos, por uma preocupação com a figura humana. A busca da perfeição ao retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores e perspectiva.
04) O Renascimento se restringiu à literatura e à sociologia, não exercendo influência na arquitetura e na filosofia.
08) As transformações culturais do Renascimento relacionam-se com asnovas condições socioeconômicas da Europa Ocidental daquele período.
16) Um dos principais pensadores renascentistas patrocinado pelo papado foi o sociólogo August Comte que, com sua filosofia, buscava uma harmonia entre fé e ciência.

2) Considerando o impacto dos meios de comunicação de massa no Brasil do século XXI, assinale o que for correto.
01) O processo de formação de empresastransnacionais ocupou diversos ramos da produção industrial, inclusive o da comunicação de massas.
02) A cultura produzida para as massas prevê uma produção artesanal que procura respeitar os diferentes padrões estéticos e de beleza presentes na sociedade brasileira.
04) A televisão é um dos meios de comunicação de massa que consegue efetuar a transformação dos bens culturais de determinados gruposem mercadorias a serem vendidas em larga escala.
08) O amplo alcance dos meios de comunicação de massa, particularmente a televisão e o rádio, possibilitaram à parcela da população mais empobrecida ter acesso às fontes de informação.
16) Há, no Brasil, um oligopólio dos meios de comunicação de massa que democratiza a produção cultural em larga escala.

3) Enquanto em parte da Europa, noséculo XVIII, os artistas se voltavam para os modelos clássicos, no Brasil, naquele período, ocorreu um grande desenvolvimento da arte barroca. Sobre a arte barroca, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Corresponde a um movimento da Igreja de volta ao espírito do ascetismo franciscano.
02) A utilização do ouro nos altares das igrejas barrocas insere-se no contexto do crescimento damineração no Brasil.
04) A Inconfidência Mineira foi um movimento político que teve uma profunda influência da estética barroca.
08) A opulência da arte barroca no Brasil desencadeou um movimento iconoclasta por ferir o princípio da humildade da religião católica.
16) O Barroco foi a primeira manifestação de uma cultura de massa no Brasil.

4) Assinale o que for correto sobre a produção culturalbrasileira durante as décadas de 1960 e 1970.
01) O período foi de pouca criatividade para a música popular brasileira, devido à perseguição política sofrida por seus principais compositores.
02) A postura crítica em relação à sociedade brasileira foi um aspecto comum ao Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) e ao movimento tropicalista.
04) A expressão “arteengajada” refere-se às manifestações artísticas e culturais que buscavam a união entre a arte e a política.
08) A produção cinematográfica, diferentemente da teatral, não abordou temas relacionados à política nacional.
16) A arte, nas suas mais diferentes expressões, foi a única opção que estudantes e intelectuais encontraram para fazer frente à ditadura militar.
5) Fenômeno da cultura demassa atual de difícil caracterização como um gênero bem definido, a assim chamada música sertaneja abriga alguns dos artistas mais bem sucedidos comercialmente no Brasil. A esse respeito, podemos afirmar que:
01) alguns críticos musicais ortodoxos acusam-na de ser um produto da indústria cultural sem vínculos profundos com a autêntica música caipira.
02) uma das dificuldades para definir a...
tracking img