Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PORTFÓLIO DE ARTES
A arte é simplesmente fantástica. Está sempre presente na vida de todos e cada um a define de um jeito sem que estejam necessariamente errados.
A música, por exemplo, surgiuhá muitos séculos e foi evoluindo ao longo do tempo; hoje faz parte de nossas vidas e simplesmente não conseguimos viver sem ela. A importância do ensino da mesma se dá pelo fato de que colabora para aconcentração e a coordenação do educando, formando assim pessoas que sabem ouvir.
A dança que por muito tempo foi privilégio apenas dos homens, hoje tem a finalidade de ampliar a coordenaçãomotora corporal do aluno e desta forma ensina o mesmo a ter uma visão mais ampla da realidade.
Segundo Santos, (2006, p. 47) “A atividade de dança na escola fundamenta-se na idéia de que o alunodesenvolve a compreensão de sua capacidade de movimento e de entendimento de como funciona seu corpo.” Assim, podemos considerá-la tão importante quanto às artes cênicas que ensinam o educando aimportância de se viver em sociedade, além do trabalho em equipe, concentração e memorização.
Desta forma, o ensino de artes envolve diferentes tipos de conhecimentos, que tem por objetivo a criação designificados, fazendo com que o aluno exercite a constante possibilidade de transformação do mundo em que vive.
Contudo, sabemos que ainda existem muitas barreiras para que esta disciplina se tornerealmente um item valioso no currículo escolar e daí as dificuldades que os professores enfrentam para administrá-la, principalmente relacionado à avaliação.
Podemos observar que a avaliação nadisciplina de artes é ao mesmo tempo diagnóstica e direcional. Enquanto uma avalia a percepção e o conhecimento que o aluno possui, a outra realiza uma reflexão e questiona a prática pedagógica doprofessor. Porém, como saber se o aluno está aprendendo o que lhe é ensinado? A resposta é simples. O professor deve observar e fazer uma análise sem julgá-lo.
Por outro lado, é preciso levar em...
tracking img