Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Estoques e Just in time

1. INTRODUÇÃO
Gestão de estoques trata da administração de estoques em empresas que buscam a competitividade, abordando temas chave, para desenvolver o leitor em estratégias empresariais.
 Aborda os conceitos básicos, definindo os diversos tipos de demandas e estoques, além dos indicadores relacionados à administração dos estoques que servirão deferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos. Traz os modelos de lote econômico de compras, estimulando a criação de conceitos em cima dos já existentes. Trata da nova técnica de gestão de estoque, o MRP, com conceito e o funcionamento do sistema.
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode seraplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.
Incialmente será apresentado a concentração e a importância da gestão de estoques nas organizações e como o just in time pode ser aplicado em qualquer organização e a sua relação com a produção.

2. A CONCENTRAÇÃO E AIMPORTÂNCIA
Atualmente, muito se fala sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como gestão de estoques. Muitas empresas buscam manter estoques mínimos para tentarem obter vantagem competitiva no mercado. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoques. Mas, será que essa é amelhor solução? Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seu cliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los. Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso do fornecedor, a empresa terá sua imagemdenegrida junto ao mercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque de segurança.
Os estoques representam boa parte dos ativos da empresa, em alguns casos podendo representar aproximadamente 46% dos ativos totais. A gestão de estoque representa uma poderosa arma que pode afetar a satisfação do consumidor, écompetência ‘vital’ para qualquer empresa, e poderá trazer benefícios inimagináveis. Os estoques, de acordo com Costa e tal. (2002) são materiais que uma empresa mantém, seja para vender ou para fornecer insumos ou suprimentos para o processo de produção e constituem uma parte substancial dos ativos totais. 
No entanto, manter estoques gera custos. Assim, a redução de estoques sem afetar oprocesso produtivo e sem aumentar os custos é um dos grandes desafios que as empresas deparam-se. Neste sentido, a gestão de estoques em ambientes cada vez mais complexos, exigente e competitivo vem despertando a atenção das empresas devido ao fato de ser uma tarefa de difícil gerência.  Então se pode considerar que “os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam uminvestimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes” (VIANA, 2000, p.144). 

3. JUS IN TIME – OBJETIVOS E IMPLEMENTAÇÃO
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, nos meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditado à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demandaespecífica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso. Tem como meta a total eliminação de estoque, em todos os estágios do processo. Com relação ao JIT, o processo, em última análise, é representado por uma completa rede de eventos, incluindo tanto produtos quanto serviços, que resulta na resposta a uma dada necessidade. O processo começa com a produção inicial de matéria-prima e...
tracking img