Artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SETOR DE CALÇADOS

1. Estrutura produtiva e de mercado da indústria de calçados
O processo produtivo na indústria de calçados caracteriza-se pela sua descontinuidade, com o fluxo de produção ocorrendo entre estágios bastante distintos entre si. As cinco principais etapas são: modelagem, corte, costura, montagem e acabamento. Em cada uma dessas etapas, as operações realizadas também sãobastante variadas, de acordo com o tipo de calçado produzido.
A etapa de modelagem constitui-se, talvez, no estágio mais importante do processo produtivo, dado que é nela que se realiza toda a concepção do produto em si. Ao estilista-modelista cabe idealizar o produto final, considerando aspectos como as tendências da moda, os materiais a serem utilizados, a definição dos modelos e das formas quecompõem o calçado. Além disso, o estilista-modelista tem a função de adequar a manufaturabilidade do produto, adaptando a sua concepção às condições e características do processo produtivo, inclusive no que tange a custos.
Em geral, não existe um termo muito preciso para definir o profissional (ou os profissionais) que atuam nessa área. Entretanto, mais recentemente vem se fazendo uma distinção entre oestilista (muitas vezes chamado de estilista-designer ou estilista-projetista) e o modelista técnico (ou modelista de fábrica). O estilista é o responsável por desenvolver novos projetos, novas construções e, se necessário, modificar a programação e construção do calçado. Essa atividade envolve não apenas o projeto do calçado mas também o desenvolvimento de formas, solados, moldes, definição demateriais, escala, cores, enfeites e detalhes. As pesquisas de moda através de visita a feiras, vitrines dos principais centros de moda mundiais e consultas a revistas especializadas também estão a cargo do estilista. Já ao modelista técnico cabe adaptar os novos modelos e projetos para a fabricação, verificando a escalação de modelos, palmilhas, solas e outros componentes, a comprovação dos cortesescalados e a programação de navalhas.
Em grande parte, os atributos finais do produto (conforto, aparência, durabilidade, estilo, etc.) dependem do conhecimento e criatividade do estilista e da competência do modelista, além da forma como estes conseguem interagir com as outras etapas do processo produtivo, inclusive com o departamento de vendas e marketing. Dessa forma, embora de modo geral nãoreceba essa denominação dentro das empresas de calçado, pode-se dizer que o design ocorre principalmente na etapa de modelagem.
O processo tradicional utiliza o pantógrafo, que faz a escala e corta a cartolina para os modelos. Mais recentemente, os equipamentos CAD (Computer Aided Design) bi e tridimensionais vêm sendo utilizados para criar modelos a partir de informações estruturaisdigitalizadas e visualizadas no monitor, possibilitando uma precisão e agilidade muito maior na tarefa de modificação e criação de novos modelos.
Na etapa de corte, a matéria-prima é cortada de acordo com as determinações definidas na modelagem. No processo tradicional, o corte é realizado com facas e balancins. O operador, principalmente quando a matéria-prima utilizada é o couro, deve observar o sentidodas fibras, a elasticidade e a existência de defeitos para definir as posições do corte e minimizar o desperdício de material. Os processos mais avançados utilizam o corte a laser ou jato de água, em geral de forma integrada com a modelagem por CAD, resultando em um aproveitamento da matéria-prima bastante superior dado que o controle da área a ser cortada é feito pelo computador. Deve-se ressaltarque as diferenças entre os processos tradicionais e os mais avançados é, em grande parte, determinado pelo tipo de matéria-prima utilizado e seu grau de homogeneidade/ heterogeneidade.
Depois do corte das peças, estas são unidas na etapa de costura ou pesponto. Nesta fase, de acordo com o tipo de calçado, as várias peças que compõem o cabedal são costurados, dobrados, picotados ou colados, e...
tracking img