Artes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Universidade Federal do Vale do São Francisco

Secretaria de Educação a Distância Projeto de Formação Pedagógica

Curso: Formação Pedagogica em Artes Visuais Disciplina: Metodologia do ensino teórico prático em Artes
Visuais

2013

2

3

CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS

DISCIPLINA: Metodologia do ensino teórico prático em Artes Visuais

AUTOR Profº DrºMarcelo Silva Souza Ribeiro

REVISOR Profº Drº Darlindo Ferreira de Lima

COORDENADORADO CURSO Profª Ma. Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos

ANO 2013

4

Ficha Catalográfica

5

Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
Reitor Prof. Dr. Julianeli Tolentino de Lima Vice-reitor Prof. Dr. Télio Nobre Leite Secretario de Educação a Distância Prof. Dr.Francisco Ricardo Duarte Diretor Geral de Educação a Distância Prof. Dr. David Fernando de Morais Neri Coordenador da Universidade Aberta do Brasil Prof. Dr. Ricardo Argenton Ramos Coordenadora Adjunta Profª. Drª. Adriana Moreno Costa Silva Editor Prof. Msc . Mario Godoy Neto Diagramação Marcos Alberto de Araújo

Impresso no Brasil – Tiragem: __ exemplares

Secretaria de Educação aDistância – SEAD / UNIVASF Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro, Campus Universitário. Petrolina - PE Brasil. CEP. 56.304-917 E-mail: sead@univasf.edu.br

6

Resumo
Este livro aborda os métodos e técnicas do ensino da arte. Para tanto, traz no primeiro capítulo as chamadas “escolas” que vão influenciar os ensino de modo geral. Em um segundo momento é abordado a compreensão de método e comoeste é articulado as concepções de ensino. Posteriormente são apresentados alguns perspectivas contemporâneas de método. Finalmente, a questão da formação profissional e da identidade do professor são discutidas sob uma referência das práticas, ou seja, das técnicas e métodos.

Palavras-chaves: Ensino de Artes; Métodos e Técnicas; Concepções de Ensino e Formação Docente.

7APRESENTAÇÃO

Vocês já ouviram falar da frase que diz: “A vida imita a arte” ?
Esta tão propalada frase nos faz refletir um monte de coisas. Ao lembrar do pensamento nietzscheano quando aborda a arte como possibilidade de revigorar a vida passamos a entender a arte como uma necessidade do desenvolvimento humano, mas também como algo que não é dado aos homens de maneira pronta. A arte seria, então,algo para além de um prazer estético, destinado à poucos. Seria uma necessidade de todos! Mas como fazer para que a arte esteja acessível? Parece que a educação escolar é um dos caminhos.

Entretanto, esbarramos no problema das condições de trabalho e na formação do professor. Assim, o ensino da arte, privilégio do campo escolareducacional, requer toda atenção e cuidado para um saber-fazerprofissional competente e que possibilite ao outro o contato e desenvolvimento dessa sublime dimensão humana, que é a arte. Esperamos que você aproveite os conteúdos/informações que aqui foram sistematizados e que saibam enriquecer com as experiências e trocas ao longo deste curso.

Esperamos que este material possa servir como um mediador para a construção do seu conhecimento a respeitodo ensino da arte. Procuramos uma linguagem coloquial de modo a tornar o nosso encontro mais próximo. Tentamos organizar as informações contemplando os conceitos principais da ementa, mas também procuramos articular com questões transversais, como a formação do professor, por exemplo.

8

Utilizamos figuras para destacar algumas ideias. Trouxemos também personagens variados para criarum ambiente mais “colorido” e multifacetado no diálogo que esperamos ter com você.

Desde já, uma boa leitura e ricos estudos!
Marcelo Ribeiro

(Autor)

9

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.............................................................................................07 CAPÍTULO 1 1.1 -INTRODUÇÃO: PERSPECTIVAS SOBRE OS METODOS E AS TECNICAS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS...
tracking img