Artes na escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ



Curso de Especialização em Arte Educação

Fabiana Rodrigues Queiroz








A arte na escola e as obras de Aleijadinho

























MARINGÁ2012




INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ


Curso de Especialização em Arte Educação

Fabiana Rodrigues Queiroz








A arte na escola e as obras de Aleijadinho


Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Arte Educação.MARINGÁ
2012

Tema: A arte na escola e as obras de Aleijadinho

Resumo: Esta pesquisa busca um estudo em sala de aula sobre a arte brasileira, principalmente a arte Barroca do mestre Aleijadinho, com objetivo de desenvolver nos alunos o gosto pelaapreciação da arte e a conscientização sobre a necessidade de sua preservação.

Palavra Chave: Educação; Arte; Conscientização; Preservação.

Introdução:
Este projeto de pesquisa é um trabalho educativo que busca um estudo sobre a arte no Brasil e as obras do mestre Aleijadinho, com o intuito de desenvolver nos alunos o gosto pela arte e divulgar a necessidade de preservação da artebrasileira, dando enfoque as duas principais obras do mestre Aleijadinho a “Igreja de São Francisco de Assis” e os “Doze Profetas”.
Desde os primórdios a arte faz parte de nossa vida, através dela representamos o nosso mundo, expressamos nossos sentimentos e procuramos uma compreensão para aquilo que somos e fazemos. Neste sentido cabe as equipes pedagógicas desenvolver nos alunos o gosto pelaapreciação da arte e desta forma conscientizá-los de que é preciso preservar a arte presente em nosso dia a dia.
A arte também serve como um instrumento de debate e reflexão, importantes na formação de nossas crianças e adolescentes. É preciso que a escola mobilize seu corpo docente sobre a importância de novas metodologias, o professor deve ser uma peça chave neste processo, sendo parte integranteda construção deste novo conhecimento, se atualizando constantemente e criando novas estratégias de aprendizagem.
Aliados a este pensamento faremos deste projeto a oportunidade de trabalharmos em sala de aula imagens de obras de arte, principalmente as obras Barrocas do Mestre Aleijadinho. Para tanto serão utilizados novos recursos tecnológicos, que em nossa atualidade se fazem necessáriospara uma aprendizagem mais significativa e contextualizada.
Atualmente as obras de arte no Brasil enfrentam um perigoso processo de deterioração, causado pela ação do homem e do tempo, é preciso uma conscientização da sociedade sobre a importância da preservação destes bens culturais. Este projeto será encaminhado com o intuito de alertar a sociedade sobre a preservação das obras de arteexistentes no Brasil.
































































O Barroco no Brasil e as obras de Aleijadinho


A arte Barroca nasceu em Roma, capital do catolicismo, seu surgimento ocorreu entre meados do século XVI até o século XVIII, as obras deste período mostram claramente a exaltação dos sentimentose da religiosidade.
O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Um dos maiores representantes do Barroco no Brasil foi o artista Antônio Francisco Lisboa o (mestre Aleijadinho). Aleijadinho Nasceu em Vila Rica por volta de 1730 iniciou sua...
tracking img