Artes, movimento, linguagem oral e matemática.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1348 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento de atividade pedagógico
Disciplina: Artes, movimento, linguagem oral e matemática.
Tema: “Sítio do Seu Lobato” (natureza, animais)

Objetivo:
Através do conhecimento sobre a história do seu lobato. Relatando o valor da natureza e seus habitantes no sítio das diferenças entrem os mesmo, exploração da linguagem, raciocínio lógico, e afeto entre as crianças através da música emovimento.

Conteúdos:
E ampliar o contexto da música “Seu Lobato”.
Conhecer os animais através de imagens.

Metodologia:
E trabalhar com a coordenação motora através do desenho, conhecimento de textura trabalhando a arte, através de algodão, tinta, lãn. E através d a música utilizando o DVD e CD e desenvolver diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulário e estimular o desenvolvimentode funções cognitivas, importantes para o pensamento, tais como a comparação entre as figuras, a narração do texto e da música de maneira lúdica.

 Habilidades:
Diversos movimentos;
Gestos, música do seu lobato;
Desenhos para colorir;
Preparação de cotação de história.

Recursos:
DVD, CD, Computar, livros, CD, DVD, Televisão, máquina fotográfica, recursos humanos, papel, cola,algodão, lãm, pena de galinha, giz, EVA, tinta guache e cartolina.

Avaliação;
Através do desempenho em cada atividade realizada, concentração, respeito entre os colegas e do conhecimento que adquiriram.

Bibliografia:
http://www.youtube.com/watch?v=hRQ7OCuJ7Ps
http://letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972293/

LINGUAGEM ORAL
A linguagem oral é um fator principal na sala de aula, é o ensinarda interação da criança no mundo em que vive. E é por meio dela que as crianças vão aprendendo a comunicar-se interagir ajudando em seu desenvolvimento.
A vida de uma criança é constituída de fases e a linguagem oral faz parte de seu cotidiano. Porém a aplicação desta linguagem na prática se inicia na instituição de educação infantil, ensinando-as transmitir suas ideias, vontades e sentimentos.Os educadores devem possibilitar esta linguagem com as crianças, colocando-as em prática nas coisas simples do dia-a-dia como higienização, alimentação e brincadeiras. E são nessas pequenas coisas que as crianças vão aprendendo a lidar com o uso a linguagem oral e as ampliação de sua capacidade. E como a fala é a interação entre sujeito e ambiente, toda fala é uma medição social então quanto maisenriquecer a linguagem de uma criança, mais tornará seu pensamento ágil, sensível e pleno.
Então pode se concluir que, a linguagem oral é a interação de uma criança no meio em que vive. Afinal ela utilizará deste recurso durante toda a sua vida.

LINGUAGEM ESCRITA

A linguagem escrita é a complementação da linguagem oral, mostrando para a criança que ela pode colocar na forma escrita suaideias, vontades e sentimentos.
Então o educador ensinará a criança basicamente em cinco fases Na primeira fase começa a trabalhar na escrita em forma de desenho, onde a criança aos poucos vai tentando e passando de forma gradativa seus pensamentos e ideias para o papel.
Na segunda fase, o educador ensinando conceitos básicos de alfabetização como o alfabeto e junção de letras, propõe que o alunodesenhe mas também represente através de letras ou pequenas palavras.
Na terceira fase, a criança aos poucos vai se libertando de desenhos, começando por uma simples assinatura, e assim a escrita por si só começa a criar sua história autônoma. Quando se inicia a quarta fase, o educador se aprofunda mais em ensinar o significados das palavras formulando na cabeça das crianças a ideia de que arelação entre o pensar e o escrever.
E por fim na quinta fase, onde a criança começa a ter uma escrita consciente, percebendo que tudo o que se pensa tem significado, ou seja, cada ‘’coisa’’ tem sua escrita.
Podendo assim concluir que, a linguagem escrita e a linguagem oral caminham de tal forma juntas, complementando uma a outra. E as crianças percebendo que pode se pesar e ao mesmo tempo agir....
tracking img