Artes cênicas

Páginas: 20 (4964 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
QUESTIONÁRIO

Disciplina: HISTÓRIA DO TEATRO UNIVERSAL I
Professor: Paulo Dourado
Curso: Licenciatura em Teatro – Escola de Teatro da UFBA
Semestre: 01/2000

1- Compare tragédia e comédia das origens até a sua constituição como formas poéticas elaboradas segundo Gassner e Nelson.

“tragédia é a imitação de uma ação importante e completa, de certa extensão; numestilo tornado agradável pelo emprego separado de cada uma de suas formas, segundo as partes: ação apresentada não com a ajuda de uma narrativa, mas por atores, e que, suscitando a compaixão e o terror, tem por efeito obter a purgação dessas emoções” 1

É verdade que a consciência dos gregos acerca de seu passado, tanto histórico quanto artístico, já se inicia na época do alto classicismo. Opróprio nome define tragédia como forma primitiva da apresentação trágica. A tragédia é oriunda dos ditirambos, que são cantos populares entoados em homenagem a Dionísio, os ritos dionisíacos tinham como tema as histórias (com temas tristes e alegres) de Dionísio. O aperfeiçoamento dessa estrutura desembocou num diálogo maior entre o coro e o solista, desempenho maior do coro e o registro escritodesses poemas. Os tragediógrafos contribuíram muito, onde Ésquilo se preocupava com os problemas religiosos, Sófocles com problemas morais e Eurípedes vem a ser o grande psicólogo do teatro. Porém os dois elementos básicos que constitui a tragédia e :Dionísio e o Mito. As tragédias não falavam sobre Dionísio e sim sobre o mito dos heróis. Foi através deste que a tragédia adquiriu sua seriedade edignidade. Exaltar o herói durante os festejos de Dionisio representava, para os gregos, mostrar uma imagem da existência humana em geral. Os mitos dos heróis depois que os autores, durante os concursos, transformam a tragédia em algo sério e digno. O mito oral foi apreendido pelos autores gregos, que modificava conforme as necessidades de sua obra, não esquecendo de preservar o cerne de cada mito, semesquecer de agradar ao público, eles modificavam e inovavam em nome da criatividade e o vencer ao concurso. Grande legado foi A Ilíada E a Odisséia de Homero, como também os dramas satíricos.

“A comédia é como dissemos, imitação de homens inferiores; não, todavia, quanto a toda espécie de vícios, mas só quanto aquela parte do torpe que é o ridículo. O ridículo é apenas certo defeito, torpeza éinocente; que bem o demonstra, por exemplo, a máscara cômica, que, sendo feia e disforme, não tem [expressão de] dor”. 2

A comédia surgida mais tarde também originária de Atenas, desenvolveu-se nos séculos V e IV a.c., tendo Aristófanes como o mais famoso autor grego. Emanou também de cerimônias dionisíacas, não do ditirambo, mas de cerimônias falofóricas.

De gênero popular – do povo para opovo - a comédia era denominada como komos – o “canto do komos”, ato burlesco, mas de cunho religioso, relacionando-se aos ciclos da agricultura e a idéia de reprodução. Nos concursos supõe-se que haviam regulamentos diferentes para a tragédia e a comédia. Em sua seleção eram contratados 9 atores, os personagens eram sorteados. Os atores eram pagos pelo estado, só o primeiro ator concorria aoprêmio. Nas suas características de interpretação o ator dava ênfase na fala, onde eram julgados pela beleza vocal e de instalar um estado de alma adequado (lembra mais o impressionismo). Havia uma escala musical que já fazia o clima. O tipo de escala utilizada na tragédia era diferente do da comédia. Convenção “o grande ator era uma voz e uma presença” – como diziam os gregos usavam máscarastridimensionais, alguns acham que por isso haviam poucos atores para não confundir quem era quem. Havia um exagero de gestos, com uma possibilidade de já serem codificados e convencionados, enquanto que na tragédia havia uma economia de gestos. Havia os mimos na comédia. Mais tarde dividindo-se em: A comédia Velha, A comédia do Meio e A comédia nova.

Tragédia Grega de Albin Lesky- Cap. I Do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte Cênica
  • artes cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes Cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes Cenicas
  • Artes cênicas
  • Artes cenicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!