Arterialização seletiva da veia interventricular anterior: opção de revascularização miocárdica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arterialização seletiva da veia interventricular anterior: opção de revascularização miocárdica

RESUMO: O objetivo deste trabalho é referir dois casos cirúrgicos, onde, após ressecção de aneurismade ventrículo esquerdo, a revascularização do miocárdio através da artéria interventricular anterior (AIA) não foi possível. Utilizando-se a artéria torácica interna (ATI) esquerda, optou-sepela anatomose com a veia interventricular anterior (VIA) com ligadura próxima, para estabelecimento do fluxo retrógrado e evitar a formação de fístula arteriovenosa. Não houve mortalidade eos resultados a curto prazo são encorajadores. Testes de perfusão miocárdica com radioisótopos no pré e no pós-operatório, assim como angiografia do sistema coronário e da artéria torácicainterna esquerda pré e pós-operatória são apresentados e discutidos. O objetivo da cirurgia de aneurisma ventricular é a recomposição geométrica do ventrículo esquerdo e revascularização depossíveis áreas isquêmicas. Na impossibilidade de revascularização direta da artéria interventricular anterior, a técnica citada demonstra ser facilmente exequível e, a curto prazo, com bonsresultados.

DESCRITORES: miocárdio, revascularização, cirurgia.
Várias publicações com respeito à proteção miocárdica retrógrada durante a cirurgia cardíaca vêm fortalecer nossos conhecimentos deque pode haver nutrição miocárdica via seio coronário, pelo sistema venoso do coração; a injeção de solução cardioplégica através do seio coronário em poucos segundos pode determinar aparada cardíaca.
Foram publicados e demonstram, através de estudos com microesferas, que a perfusão miocárdica ocorre principalmente quando há fechamento completo da artériacorrespondente. O objetivo deste trabalho é referir dois casos de ressecção de aneurisma do ventrículo esquerdo com posterior reconstrução geométrica e na impossibilidade de revascularização da artéria...
tracking img