Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Rio, 26 de março de 2013

HISTÓRIA
DA
ARTE

Nome : Beatriz A. Amorim
Turma : 21PU
Professora : Calina
Tema : Arquitetura Romana
Entrega do Trabalho: 26/03/13

INTRODUÇÃO
Roma chegou agovernar o mundo. Foi o centro do maior império da Antiguidade e sua influência se fez sentir em toda a Europa, parte da Ásia e África. A arte romana se destacou no período do século VIII A.C. ao séculoIV D.C. assim foi principalmente influenciada pelos etruscos e pelos gregos. Quando os romanos conquistaram a Grécia e os reinos helenísticos, trouxeram muitas estátuas gregas para Roma. Eles erammuito religiosos, e se interessavam muito em mostrar acontecimentos históricos, como se nota em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muito do estilo grego, mas suas ideias sobre a morte eramromanas e mais tarde cristãs. A arquitetura romana traduz diversas características marcantes. As construções eram de extrema grandeza material e realismo. Podemos identificar essas característicasatravés das funções para as quais foram construídas.
Desenvolvimento
Podemos ter uma clara ideia da arquitetura romana através dos impressionantes vestígios dos edifícios públicos e privados da Romaantiga e graças aos escritos da época, como o de arquitetura, um tratado de dez volumes compilado por Vitrúvio no fim do século I A.C.

Os templos romanos foram o resultado de uma combinação deelementos gregos e etruscos: planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Os romanos conservaram as tradicionaisordens gregas (dórica, jônica e coríntia), mas inventaram outras duas: a toscana, uma espécie de ordem dórica sem estrias na fuste, e a composta, com um capitel criado a partir da mistura de elementosjônicos e coríntios. A Maison Carrée, da cidade francesa de Nimes (c. 16 D.C.) é um excelente exemplo da tipologia romana templária.  Na península Ibérica, subsistem alguns restos arqueológicos de...
tracking img