Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe.
A expressão"líder desmotivado" é pouco conhecida, mas será mesmo que não existem líderes desmotivados? É claro que existem, mas será que se dá a eles a mesma atenção que aos demais colaboradores? Cabe a Gestão de Pessoas, transpor mais essa barreira organizacional.
Liderança é uma capacidade, que nasce com a pessoa, ou que é desenvolvida por ela, dependendo da sua necessidade. É uma habilidade muito procuradapelas empresas, porém, o que se espera delas, é ser praticamente um "super-herói", o que é um erro, não apenas porque super-heróis não existem, mas também porque se trata de um ser humano, conduzindo outros seres humanos.

Eu fui um obstinado, como me referi no início, pelas leituras biográficas daqueles que fizeram a história universal. Lamentavelmente, grandes vultos brasileiros e proeminenteschefes militares do passado ainda permanecem longe da curiosidade dos estudiosos nacionais. Por tal motivo ruas e praças vão recebendo nomes até pouco respeitáveis, ao contrário do que ocorre nos centros mais desenvolvidos deste planeta.
A matéria “Chefia e Liderança” deveria ser o carro chefe das disciplinas, presente em
todas as nossas escolas militares, inclusive com textos práticos emcampanhas bem planejadas. A maior convicção que formo, depois de tanto ler a respeito, é que os melhores comandantes, os melhores chefes, os melhores líderes, são os que tomam as
melhores decisões. Sabe-se que 80% das pessoas não sabem tomar decisões. Por tal motivo os vendedores, nas nossas lojas comerciais, são treinados para ajudar-nos a decidir e, às vezes, até decidem por nós.
Um tenente, chefedo suprimento, suqere ao suboficial que o problema da armazenagem
deve ser melhor resolvido. O tempo passa e nada é feito.
Outro tenente ordena, faça isto, faça aquilo, amanhã quero tudo no lugar. As ordens
são cumpridas, tudo melhora.
O primeiro pensa: “Não consegui, mas fui humano. Dei-lhe a oportunidade de ter
iniciativa”. O segundo pensa: “Fui duro. Este não é o melhor caminho”.
Oprimeiro defende seu fracasso. O segundo se desculpa por ser bem sucedido.
Isto exemplifica o principal problema da liderança: “A MANEIRA CERTA PODE
NÃO PRODUZIR BONS RESULTADOS”.
A sabedoria está em saber quando usar tal ou qual método. Liderança autocrática não é ditadura com auto-satisfação à custa dos subordinados. Liderança democrática não é por todas as decisões a voto.
O que faz o grandelíder é, normalmente, como disse HORÁCIO, a situação adversa,
quando aparece. Tenho lido, em artigos da Air Power Review, que as coisas caminham, agora, para Liderança e Administração, ao invés de Chefia e Liderança. Na USAF, há tempos atrás, a simples declaração “você administra coisas, mas lidera pessoas”, recebeu extraordinária aceitação por todos os que estudam a profissão militar. Precisa--se delíderes que saibam administrar (tomar decisões) e administradores que possam liderar (motivar pessoas).
Há um impacto da explosão tecnológica sobre os antigos conceitos de liderança. As
opiniões tradicionais vão sendo questionadas à medida que a alta tecnologia vai entrando nas forças. Surgem instrumentos para auxiliar no processo de tomada de decisões. A competência técnica é requisito cada vezmais necessário à imposição dos novos líderes.
Por outro lado, os valores sociais em grande mutação trazem problemas aos chefes:
- o ingresso cada vez mais numeroso de mulheres;
- o abuso do álcool e das drogas;
- o grande número de separações conjugais e novas uniões dentro da organização.
Tudo exigindo novas respostas dos novos comandantes.
Vou terminar apresentando uma relação de 22...
tracking img