Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de Avaliação da disciplina Sociologia Geral para o curso de Biblioteconomia

1.O que são as representações coletivas e qual sua importancia para a sociologia de Durkheim?
As repredsentações coletivas, segundo Émile Durkheim, é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.
Assim como na vidamental, a consciência coletiva é feita de representações que transcedem a esfera individual, por sua superioridade e atua com força sobre as consciências individuais. As representações coletivas são fruto de pequenas contribuições individuais, que juntas, formam o todo, não sendo fruto de teorias metafísicas, mas de fatos sociais reais.
Para Durkheim, a consciência coletiva é o conjunto de crençase de sentimentos comuns à média da população de uma determinada sociedade, formando um sistema com vida própria, que exerce uma força coercitiva sobre seus membros, como o devoto que, ao nascer, já encontra as crenças e práticas religiosas estruturadas e em plena atividade. Se estas práticas já existem, é porque estão fora dele, mas mesmo assim, exercem influência sobre seu comportamento ecrenças. É um sistema que existe fora do indivíduo, mas que o controla pela pressão moral e psicológica, ditando as maneiras como a sociedade espera que se comporte.
A própria educação dada às crianças consiste, ainda segundo Durkheim, em um sistema de consciência coletiva, uma vez que as forçamos a comer, beber, vestir-se e falar de acordo com as normas e padrões vigentes na sociedade em que estamosinseridos. Qualquer desvio dos padrões dessa sociedade, pode provocar o isolamento do indivíduo, comparável a uma pena imposta por lei. Essa pressão sofrida pela criança, é a pressão da sociedade tentando moldá-la à sua imagem e semelhança.
2.Para Durkheim os fatos sociais deveriam ser estudados como se fossem coisas. Explique o que significa isso:
Durkheim afirma que os fatos sociais devem serestudados imparcialmente, objetivamente, como se fossem “coisas”, pois assim, não deveriamos estabelecer julgamentos e os nossos próprios valores devem ser neutralizados. Tal perspectiva se baseia na visão de cientificidade, que a sociologia procurou, desde o princípio, tomar emprestado às ciências exatas ou biológicas. Porém, quando estudamos a sociedade, estudamos o próprio homem, ou seja, nósmesmos. Dessa forma, ser imparcial seria o mesmo que deixar de fazer parte, o que é impossível, já que somos sempre participantes do processo.
É nesse ponto que devemos questionar se não seria muito simples utilizar tal concepção metodológica, enquanto meio, para deslegitimar ou desmentir outras tantas visões teóricas, sobretudo aquelas que se colocavam como expressão e manifestação da luta políticados trabalhadores pela transformação da ordem vigente.
Segundo Durkheim, o cientista estaria acima dos conflitos de classe. E deste topo do mundo e da vida social, ditaria o certo ou errado. Durkheim não levava em conta, porém, que esse cientista, como um parnasiano em sua torre de marfim, estava demasiadamente longe do restante do mundo para compreender a fundo a realidade em que viviam.
Dessaforma o posicionamento de Durkheim era favorável às elites dominantes, embora tenha criado a base para o desenvolvimento da sociologia, inclusive sob um ponto de vista crítico, ao estabelecer uma rica discussão em torno das questões do objeto, método e finalidade da sociologia.

3.Durkheim classifica as sociedades segundo dois tipos basicos:
Aquela onde predomina a solidariedade mecânica eaquela onde predomina a solidariedade organica.O que é essa solidariedade que fala Durkheim?Quais são as principais diferenças existentes entre esses dois tipos de solidariedade, segundo Durkeim?
Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada no grau de consenso produzido entre os indivíduos,esse concenso produzido ele chamou de...
tracking img