Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Chip grafico
O processador (CPU) instalado no PC também executa cálculos gráficos e esta é a situação mais comumente encontrada na maior parte dos sistemas comercializados. Isso porque as motherboards trazem o que se denomina vídeo on-board. Em outras palavras, o chip gráfico (GPU – Graphic Processor Unit) vem embutido na placa-mãe.
Tais placas, em geral de baixo custo, são suficientes para ouso mais comum dos PCs, mas inadequadas para quem deseja mais poder de processamento, mas insuficientes para obter um desempenho aceitável de games de última geração e aplicativos 3D. Placas-mãe com vídeo on-board devem continuar a ser vendidas, mas é importante notar que, cada vez mais, a necessidade de sistemas com GPUs dedicados deve crescer e a tendência é que esses chips se tornam maispoderosos do que a CPU.
Uma quantidade enorme de cálculos vetoriais é realizada para poder exibir, com perfeição (ou próximo disso) uma imagem em movimento na tela. Esses cálculos são complementares aos cálculos aritméticos (realizados pela CPU) e é nesse momento que as placas gráficas entram em campo.
As GPUs liberam o processador de tarefas como renderizar uma imagem. A renderização é o processo quepermite dar forma aos gráficos. Envolve uma série de cálculos envolvendo formas triangulares – que são o esqueleto de uma imagem 3D. Dessa forma, o resultado final é uma cena que procura reproduzir com máximo de perfeição, a ‘realidade’ esperada pelo usuário.
Trabalhar os vários tons de luz, sombras e calcular onde devem estar em cada movimento do personagem ou da cena causa um grande consumo deprocessamento. Isso apenas para formar a imagem e seus movimentos.
Tem-se ainda cálculos de física, necessários para a interação entre personagens e até objetos da cena. Por exemplo, empurrar uma porta tem um efeito bastante diferente do que chutá-la. Calcular como o objeto se moverá, considerando a força com que é manipulado consome muitos cálculos com fórmulas de física, que devem sertraduzidos para o monitor de vídeo.
Um bom conjunto, formado pela combinação do processador principal e da GPU é aquele que consegue distribuir adequadamente os cálculos entre esses dois componentes, extraindo o melhor de cada um deles. Em GPUs mais antigas ou modelos pouco sofisticados, as imagens e movimentos não ficam perfeitos e com aquelas irritantes ‘freadas’ na cena, mesmo com um processador dedois núcleos.
Antialiasing e filtro anisotrópico
Ainda que não exista uma ‘tradução’ satisfatório para esses termos, eles são muito requisitados na construção de gráficos de presença obrigatória na GPUs mais poderosas e permitem um ajuste fino permitindo encontrar o melhor equilíbrio entre qualidade de imagem e desempenho da aplicação que está sendo utilizada em função do conjunto completo dehardware que se possui
O efeito antialiasing serve para deixar os contornos da imagem mais suaves, arredondados, tirar o efeito de ‘dente de serra’ das figuras. O filtro anisotrópico nos dá uma visão de profundidade mais nítida, ou seja, paisagens e objetos que estão mais longe são melhores definidos. Somando esses efeitos com o movimento das imagens, efeitos de luz, sombras e cálculos de balística,por exemplo, dá para ter uma idéia do quanto de potência será necessária para a execução perfeita de uma cena, ou ao menos, o mais próximo da realidade.

Memória e clock
A função da memória em um computador é de área intermediária para que o processador armazene, temporariamente, as informações que estão sendo processadas. Em tese, quanto mais memória, melhor para o desempenho da máquina, poismais informações podem ser guardadas lá ao mesmo tempo (em vez, por exemplo, de buscá-las no HD, cujo acesso é muitas vezes mais lendo do que o acesso à RAM).
Entretanto, a relação quantidade de RAM versus desempenho não resulta em uma curva exponencial infinita; existe um pouco em que ela se estabiliza e isso é função direta da capacidade do processador e também do sistema operacional...
tracking img