Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------

Relatório – “Gesto e Percepção” – Hubert Godart

Hubert Godart é pesquisador, professor do departamento de dança da Universidade de Paris eresponsável pela formação em Análise Funcional do Movimento do Centre National de da Danse (França).
A Percepção de um gesto se dá de forma global e dificilmente permite que o ator ou o observadordistingam os elementos e as etapas que fundam a carga expressiva desse gesto. O praticante não tem uma visão por completa desse gesto, ele não tem consciência de tudo o que acontece durante o mesmo.
Adança é o lugar, por excelência, que faz visível o turbilhão em que as forcas de evolução cultural se afrontam, produzindo, controlando ou censurando as novas atitudes de expressão de si e de impressãodo outro. Conforme vai se passando o tempo, os movimentos (na dança ou em geral) tendem sempre a uma mudança, mudança no modo como os gestos são produzidos e percebidos varia profundamente de umaépoca pra outra.
A postura ereta contem elementos psicológicos e expressivos, mesmo antes de qualquer intencionalidade de movimento ou de expressão. A relação gravidade e peso já contem um humor, umprojeto sobre o mundo. É essa gestão do peso, especifica e individual, que nos faz reconhecer, sem erro e apenas pelo ruído que produz, uma pessoa que nos é familiar subindo uma escada, por exemplo.
Opré-movimento é a atitude em relação ao peso, à gravidade, que existe antes mesmo de se iniciar o movimento, pelo simples fato de estarmos de pé. Os músculos gravitacionais, encarregados de garantir nossoequilíbrio, antecipam-se a cada um de nossos gestos.
O pré-movimento age sobre a organização gravitacional, ou seja, sobre a forma como um o sujeito organiza sua postura para ficar de pé. São osmúsculos gravitacionais que mantem nosso equilíbrio e que nos permitem ficar de pé sem que tenhamos que pensar, assim, toda modificação de nossa postura terá uma incidência em nosso estado emocional....
tracking img