Arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assunto: Arte Moderna
Profª Janette Oliveira – ARTES

A ARTE MODERNA
No final do século XIX e ínicio de século XX surge uma tempestade de novas descobertas, como: o telefone, a luz elétrica,a fotografia, entre outras. Assim, o homem, contraponde-se ao malabarismo do Barroco, se torna menos rebuscado e revela uma tendência para a simplicidade, para a espontaneidade e o primitivismo.Os pintores abandonam os estúdios e começam a pintar ao ar livre e a registrar a emoção do próprio artista ao elaborar uma obra. As sensações do artista passaram a integrar o seu trabalho.

OEXPRESSIONISMO
Temas como infância infeliz, a miséria, as injustiças, as fraquezas humanas e a exploração do trabalho são os preferidos pelos expressionistas, sendo as obras de van Gogh e de Munchfontes de inspiração para esta corrente modernista que surgiu em 1905.
Características da pintura expressionista

- Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ouseparadas.

- O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocandoexplosões.

- Preferência pelo patético, trágico e sombrio. O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.

O nome brasileiro mais representativo desta corrente é o paulistaCândido Portinari cujas obras se encontram em museus mais importantes do mundo.

Vincent Van Gogh, Noite Estrelada, 1889, óleo s/ tela, 73,7 cm × 92,1 cm, Museu de Arte Moderna, Nova York

OFOVISMO
Pintar no estado de graça de uma criança, em cores fortes, em tons puros, sem nuances, de modo selvagem e contornando os objetos com traços negros de maneira que o artista se desprenda,abandonando a pintura intelectualista, são características do movimento FOVISTA cujo termo tem origem na palavra francesa fauves que significa feras. Destaca-se: Henri Matisse, George Braque....
tracking img