Arte x Design

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte X design: Qual a distância entre a Arte e o design?
Segundo o dicionário Arélio, Arte quer dizer:
“Capacidade que tem o homem de, dominar a materia, Por em prática uma idéia; Habilidade,engenho; Ofício (em especial nas artes manuais); Artes Pláticas: As que manifestam por meio de elementos visuais e táteis, reproduzindo formas imaginárias.

Se voltarmos um pouco a história e chegarmosao período pré- histórico, vamos hoje valorar dentro da história da arte peças e elementos tidos com arte pura , porém essas peças neste período estava desenvolvido para algum fim, ou seja tinha umasignificação sobrenatural de poderes mágicos, enfim…, as próprias pinturas das cavernas, especulam os arqueólogos, eram produzidas para garantir uma boa caça.
Ao contrário, o século XIX veioesinarmos a possibilidade que tem a obra de arte de independizar-se de toda função estranha para convertir-se em um fim último…. Ou seja, configurações que valem por si mesma. É esta uma das razões dorefinamento hoje da arte e a transformação de sua própria função. Na contemporâneidade a arte cumprir um outro papel, o de fazer pesar, questionar… longe de ser um elemento puramente estética, contemplativo,passando hoje a ser vista com um certo estanhamento. É a partir dai que vamos encontrar perguntas ou comentarios corriqueiras, como: Isso é Arte?; O quê? Isso meu filho faz melhor!
Uma coisa é bomtermos claro: tudo pode ser Arte, mas nem Tudo é ARTE.
Com o advento da revolução industrial, arte e técnica dialogam constantemente, não querendo aqui descartar a presença da técnica em períodosanteriores. E quando pensamos em técnica remetemos a questão funcional, é neste momento que incorporamos outras disciplinas que fazem parte da grande familia das artes visuais, onde podemos inserir oDesign. E o que é o design? A palavra Design, como todos sabem, vem do inglês e que dizer projetar, compor visualmente ou colocar em prática um plano intencional. Não parece que já escutamos isso antes?...
tracking img