Arte e sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte e Sustentabilidade
2010 
01.18
3tweetsretweet

Talvez você nem imagine, mas a bela ilustração ao lado foi feita inteiramente de junk mail – correspondências não solicitadas, ou a famosa mala-direta.
A artista Sandhi Schimmel Gold especializou-se em criar arte com materiais que iriam para o lixo. Além disso, ela só utiliza molduras e adesivos reciclados.
Talvez você não tenha o dom deSandhi, mas é possível diminuir um pouco a quantidade de correspondências que recebemos:
* Ligue para o seu banco e peça para que seus extratos não sejam mais enviados pelo correio. Algumas operadoras de cartão de crédito disponibilizam a opção através de seus sites. Além de ser mais sustentável, a medida protege a sua privacidade e a segurança de sua família.
* O mesmo vale para asoperadoras de celular, principalmente para quem, como eu, utiliza planos de dados.
* Ao visitar lojas, corretoras ou semelhantes, prefira deixar seu e-mail que o endereço físico.
* Mas não nos enganemos, ainda vamos receber malas-diretas por muito tempo. Então, enquanto não conseguimos cortar o mal pela raiz, ao menos podemos separar as cartinhas e encaminhá-las para a reciclagem.
Em seu siteoficial, a artista disponibiliza uma galeria e coloca suas obras à venda.

Nós No Bambu
Arte e Sustentabilidade
Silvestre Gorgulho
22 de Novembro de 2011
Não é só com textos, aulas, palestras e fotografias que se educa e conscientiza em relação ao meio ambiente. Também a arte corporal e a dança falam e ensinam. Foi com muito movimento de corpos, muita música e bambus que nasceu a arte daCompanhia "Nós No Bambu". A linguagem original desta companhia brasiliense se desenvolve sobre esculturas artesanais de bambu, em uma proposta que une saúde, arte e sustentabilidade. Fundada há oito anos - com seis anos de intensa pesquisa - com um repertório de dois espetáculos e diversos números no currículo, "Nós No Bambu" vem conquistando admiradores. É um verdadeiro Cirque de Soleil bembrasileiro. Conversamos com Poema Mühlenberg, Roberta Martins e Ana Flávia Almeida, fundadoras do grupo, para saber um pouco mais sobre a proposta. Bem humoradas, essas três intérpretes brincam: "Ser sustentável é se segurar lá em cima com as próprias mãos".
"Em nosso ofício, as esculturas de bambu são nosso meio ambiente, e a nossa arte é fazer parte, integrar este meio". 
ROBERTA MARTINS
"O bambu éapontado como a madeira alternativa sustentável do milênio. Ele é uma gramínea que, dependendo da espécie, desenvolve-se em touceira ou se alastra em floresta".
POEMA MOHLENBERG
 
FMA - Como surgiu o grupo e a ideia de usar a árvore para manter a vida longa e ativa?
Ana Flávia: A Cia Nós No Bambu foi fundada por um pequeno grupo de praticantes de Integral Bambu que resolveu aprofundar suaspossibilidades cênicas. O Sistema Integral Bambu foi iniciado há 11 anos pelo professor de Educação Física Marcelo Rio Branco, que desenvolveu um método para manter sua saúde e exercitar suas faculdades motoras. Subindo em árvores, visualizou a diversidade de situações que exigiam o aprimoramento da inteligência corporal, da sensibilidade ao toque e, acima de tudo, a "presença de espírito" para nãocair. Percebeu que nas árvores tinha tudo que precisava para manter uma vida longa e ativa, trabalhando corpo e mente.
FMA - E o bambu nesta história?
Poema: Marcelo Rio Branco quis compartilhar o "insight" para que mais pessoas conquistassem a autonomia motora e o autoconhecimento através desta pesquisa que ele iniciava. Procurando um suporte que possibilitasse um ambiente comum para que ovocabulário adquirido pudesse ser replicado, teve este encontro próspero com o bambu, que é uma matéria-prima natural renovável, agradável ao toque e de beleza estética única. Assim ele pode "construir" suas próprias árvores e compartilhar o sistema. Este é o berço da Cia Nós No Bambu. Foi no desenvolvimento desta pesquisa que alcançamos vôo próprio. Fizemos a opção de focar na plasticidade dos...
tracking img