Arte e sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Leitura

Questão 1:
A partir do momento em que decidimos promover um estudo ou uma compreensão sobre a sociologia da Arte, precisamos entender o que vem a ser “Sociologia” e “Arte” e compreendermos que essas áreas trabalham com os mais diferentes objetos de conhecimento e as mais diversas formas de entender o mundo.
Dessa forma, Emile Durkeim um dos fundadores da sociologia e daantropologia social a fim de legitimar essas áreas do conhecimento como científicas, ele distancia o subjetivismo das análises sociais e culturais; define bases para demarcar o campo da disciplina; e trata a sociologia e antropologia de uma forma científica e objetiva.
Por outro lado conceituar a Arte ou estabelecer quando foi o seu início, ou quem criou, é uma tarefa ainda mais difícil, se nãoimpossível. Afinal, o que é Arte? Por que fazer Arte? Quem é artista? O que faz alguma coisa ser considerada Arte? Qual a função da Arte? Ou melhor, a arte precisa ter uma função? Desse modo, ao buscarmos entender o que é Arte, entramos em um grande paradigma: Se é praticamente impossível definir o que é Arte e até pensar se ela tem uma definição em si, como então estudar uma “sociologia daArte”?
A sociologia da Arte não é uma disciplina bem definida, e muito menos tem um método e teoria únicos para o seu entendimento, como Adrian Rofkin diz em seu verbete sobre a sociologia da Arte.
Diversos sociólogos e antropólogos falam sobre a Arte como sendo um objeto de estudo dentro da sociologia e da antropologia (e das ciências sociais em geral). E apesar de hoje em dia a sociologia da Artenão ser um dos principais assuntos abordados no meio acadêmico, dentro das ciências sociais o antropólogo evolucionista Tylor, já no século XIX vai falar a respeito de alguns dos principais objetos de estudo da antropologia em seu entendimento: “Se o campo de pesquisa for reduzido da história como um todo para aquele ramo chamado CULTURA – a história não de tribos ou nações, mas da condição deconhecimento, religião, ARTE, costumes e semelhanças entre elas – a tarefa da investigação revela-se limitada a um âmbito muito mais razoável.”
Dessa forma podemos perceber como Tylor aborda Arte como um dos principais objetos de estudo dentro da antropologia. Porém, esse estudo é subjulgado a um campo mais amplo (no entender das ciências sociais), que é a CULTURA.
Outros autores vão falar sobresociologia da Arte, como o pensador Karl Marx. Para ele a sociologia da Arte é abordada a partir de uma perspectiva sistemática, e procura também explicar o significado do artista dentro de um meio histórico e social. Marx também vai abordar questões de relações socioeconômicas do artista, encaixando-o dentro da sociedade não como um ator sozinho, mas como a Arte e o artista se encaixam dentro dasrelações sociais e econômicas de uma época.
Dessa forma podemos perceber como a sociologia aborda a Arte a partir de perspectivas históricas, culturais, sociais, econômicas e muitas outras relações. Contudo, apesar de todas as considerações feitas da sociologia no que tange a ARTE, devemos nos atentar naquilo que Adrian Rofkin diz que a Arte pode fazer parte de várias espécies do saber, ou seja,a sociologia não pode abordar completamente o que é a Arte diante da grandeza de abordagens, interpretações, significações, contextualizações e representações intrínsecos a Arte e a constante mudança de todos esses fatores.
Finalmente, devemos entender a difícil relação entre Arte e sociologia. E assim entendermos como a área da sociologia da Arte tem que ser constantemente repensada ereavaliada pelos cientistas sociais, já que a Arte está em transformação contínua de seus conceitos, hegemonias e linguagens.

Questão 2:
Ao tratarmos dos conceitos de imagem e representação e suas aplicações no meio artístico, podemos buscar entender as diferentes representações do real e como o artista vai lidar com esses conceitos na hora da sua produção. E em como isso vai influenciar o...
tracking img