Arte e seus recursos para a alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ROSEMEIRE DAS GRAÇAS DOMINGOS DE MOURA – 283104





















ARTE E SEUS RECURSOS PARA A ALFABETIZAÇÃO























SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
2010
1. Fundamentação Metodológica

Propor situações em que as crianças possam trabalhar com diferentes meios e suportes.
Manipula diferentesmateriais, explorando suas idéias e características, propriedades e possibilidades de manuseio, propor a criança um desenho livre com giz de cera, papel cartolina, guache, pincel etc. fazer com que ela deixe explorar a diversidade de produzir trabalhos em artes utilizando a linguagem do desenho e da pintura desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação em seusdesenhos.
Ao desenvolver uma oficina de arte é um espaço definitivamente preparado, cuja finalidade está na escolha do que cada criança quer produzir, nele os alunos compartilham materiais e idéias. A interferência se dá quando um detalhe é previamente escolhida pelo professor, colocando em um suporte e a partir desta a criança realiza sua produção. Podem ser detalhes de trabalhos deartistas, recortes de revistas, formas geométricas, linhas, objetos (botões, palitos, palitos de sorvete, garfinhos de madeira etc).
É importante que o professor realize o material necessário para a realização de uma arte juntamente com a criança.
A arte em obra de Alfredo Volpi é um recorde para crianças pequenas que retratam pinturas figurativas geométricas.
Tem coisas muitointeressantes sobre a ocupação do espaço, como ele faz essa ocupação. É interessante conversar com as crianças que estão sendo alfabetizada sobre a maneira que ele ocupa o espaço e enchendo-o e figuras e não sobre a forma como ele pinta
Mostrar a criança que na arte figurativa tem que encher o papel de figuras e pinturas, desenhar qualquer coisa como ex: desenhar uma casinha, alimentar o própriorefeitório das crianças e é interessante focar o olhar delas para os tamanhos, o formato, a localização das portas a distribuição de cores e a maneira de pintar esta casinha ou seja esta obra de arte.
O desenvolvimento na arte e seus recursos é propor que a criança comessem a observar as diferenças entre um desenho e outro feito por elas, quantas cores são utilizadas e como são distribuídas– a famosa com sim cor não, quantas tintas brancas tem para cada desenho ou cores variáveis.
Isto é o artista em pintura Alfredo Volpi que é, ao mesmo tempo figurativo e concreto as suas obras de arte.
Ao desenvolver uma arte pode-se propor que as crianças digam como o que desenho se parecem. Neste momento há o reconhecimento de cada arte em desenho feito por elas e tendo umaimaginação como este é um barco, robô, uma bola etc., perguntar as crianças o que acham que se parecem com alguma coisa, pois as crianças podem perceber que seus desenhos estão presentes em sua memória. É importante reconhecer a arte de alguns artistas como a da Amílcar de Castro e Beatriz Milhares, mostrar a criança a importância da arte na alfabetização.
Assim como outros recursos da arte chamara aatenção das crianças na roda para dar uma apreciação como ocupar o papel, trocar caminhos na folha onde o pincel anda e desliza.
A arte no teatro desenvolve habilidade ao apresentar diversas a estratégias para que as crianças possam explorar seus gestos. Organizar o ambiente da sala vai exigir suportes e pinceis onde as crianças poderão traçar o caminho com o lápis e depois passarem opincel por cima.
Construir com as crianças uma arte em alfabetizar está em diversas formas como usar uma tinta, pinceis, enfim todo material dirigido a uma construção artística, podemos perceber também em seus recursos. Trabalhar com arte é aprender trabalhar em equipes é como o barraco brasileiro tem suas características de ser guiado pelo emocional (Beatriz Milhares, pág. 16). O...
tracking img