Arte e percepção visual

Páginas: 8 (1815 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
manifestações dos princípios e tendências que sempre governam a criação visual, a hipótese pareceu boa, e de fato não se pode pôr em dúvida a interação efetiva do tato e da visão em todos os estágios do desenvolvimento humano depende inteiramente das sensações despertadas nos órgãos dos sentidos a medida que as mãos exploram a caixa, os assim chamados "pontos do tacto", independentemente uns dosoutros, são estimulados na pele, não se transmitem nem tamanho físico nem distância diretamente ao sentido do tato.
Não se pode duvidar de que as sensações procedentes dos órgãos do tato, dos músculos, das juntas e dos tendões contribuam muitíssimo para a nossa consciência de forma e espaço quando um ilhéu dos Mares do Sul pinta o mar agitado pelo vento como um retângulo listado com linhasoblíquas paralelas, o essencial da estrutura visual do modelo é executado de uma maneira simplificada, mas inteiramente não "simbólica".
Sem dúvida as crianças vêem mais do que desenham as razões devem estar na natureza e função da representação pictórica os conceitos representativos proporcionam o equivalente, em um meio particular, dos conceitos visuais que se quer representar, e encontram suamanifestação externa no trabalho do lápis, do pincel e do escopro.
A formação de conceitos representativos, mais do que qualquer outra coisa,diferencia o artista do não artista na procura de tais experiências reveladoras, o artista olhará ao redor com os olhos do pintor, do escultor, do bailarino ou do poeta, respondendo ao que convém a sua forma, a configuração, a extensão e a orientação dos traçossão determinados pela construção mecânica do braço bem como pelo temperamento e estado de espírito da criança.
Aqui se encontra o início do movimento expressivo, isto é, as manifestações do estado de mente momentâneo do desenhista assim como seus mais permanentes traços de personalidade. Costumamos admitir que o comportamento motor do artista é apenas um meio para produzir pintura ou escultura eque tem valor em si e por si próprio tanto quanto a ação do serrote e plaina no trabalho do marceneiro.
Este aspecto representativo do comportamento motor é absolutamente evidente nas crianças pequenas. Isto nos faz lembrar-se de um dos aspectos mais fundamentais da arte visual, isto é, que toda a feitura manual do quadro — ao contrário da fotografia — surge seqüências, enquanto o produto finaldeve ser visto simultaneamente.
O Círculo Primordial ver a forma organizada emergir dos rabiscos das crianças é assistir a um dos milagres da natureza, a princípio são rotações, traços do movimento de braço correspondentes, os cavalos viram a esquina do portão do curral que lhes é familiar, numa curva perfeita.O braço gira ao redor da articulação do ombro e rotação mais sutil é possibilitada pelocotovelo, pulso e pelos dedos.
A perfeição da forma circular atrai a atenção, observei que a redondez da pupila torna o olho do animalum dos fenômenos visuais mais notáveis da natureza, o controle motor e visual da criança não apenas é insuficiente para produzir forma exata, porém o mais importante é que do ponto de vista da criança é desnecessário. Os psicólogos freudianos derivam-nas dos seiosmaternos, os adeptos de Jung, da manda la outros atribuem ao sol e à lua.
Apenas para os olhos do adulto representa-os redondos no decurso do enriquecimento das formas iniciais, mais cedo ou mais tarde a criança desenvolve o círculo primordial em duas direções, a Lei da diferenciação ao tratar do círculo primordial já me referi à diferenciação a personalidade da criança e as influências do meioserão responsáveis por essas variações o desenvolvimento da estrutura perceptiva é apenas um fator, acrescentado e modificado por outros no processo total do crescimento mental.
Da mesma forma que as crianças da mesma idade cronológica variam na assim chamada idade mental, também seus desenhos refletem variações individuais em proporção ao crescimento artístico a linha reta é uma invenção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fichamento arte e percepção visual
  • Livro Arte e Percepção Visual
  • percepção das artes visuais
  • Arte e percepção visual
  • Arte e percepção visual
  • resumo do livro arte e percepção visual
  • Arte e percepção visual: um argumento psicológico
  • Arte e Percepção Visual – Rudolf Arnheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!