Arte e estetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O fato de estarmos sendo bombardeados a todo instante por um turbilhão de imagens faz com que paremos de refletir sobre o que estamos vendo. Essa não reflexão tem nos afastado da sensibilidade.
Porexemplo, quando observamos uma obra de arte, prestamos atenção aos detalhes, à época em que foi feita, e refletimos sobre o que o autor quis nos passar com aquela obra e cada pessoa tira umaconclusão, uma mensagem diferente. Isso é sensibilidade: a capacidade de percepção.
Agora, quando somos expostos a essas imagens, luzes e sons, não refletimos sobre elas. Isso porque, além de ser uma “jogada”muito rápida (onde não podemos observar os detalhes), não há uma mensagem a ser passada, além de que precisamos consumir.
Embora essa exposição não afete profundamente a nossa sensibilidade, ela tocaa superfície da sensação, o que nos faz criar um fetiche pelo produto que nos está sendo mostrado.
É como se ficasse uma voz na nossa cabeça dizendo “você precisa disso pra ser feliz”, “isso vai tedeixar mais legal”, “pessoas populares usam isso”, “você vai ficar melhor com isso”, e como não refletimos sobre isso, passamos a acreditar que precisamos daquilo, que aquilo realmente vai nos fazerfeliz. E aquele produto se torna uma ambição, fazemos de tudo pra consegui-lo.
Então quando conseguimos o produto e percebemos que não ficamos satisfeitos em possuí-lo, o processo se repete.
Porisso Turcke compara esses produtos com comida encontrada em supermercado. Nós precisamos de sonhos (pois é o que nos faz “crescer na vida”) tanto quanto precisamos de comida. Assim como entramos nomercado e, muitas vezes, escolhemos o que vamos comer pela marca ou até mesmo pela estética da embalagem, e não para “matar” a fome, as propagandas nos fazem comprar produtos pela estética, pela sensaçãode satisfação que aquilo vai nos trazer, e não pela necessidade. Esses produtos são “sonhos prontos” colocados em nossas mentes que, muitas vezes, nos afastam dos nossos verdadeiros sonhos.
O vídeo...
tracking img