Arte e cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EIXO - FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DISCIPLINA: ARTE E CULTURA
PROFA. ANDRÉA BERALDO BORDE

CURSO: Engenharia Química TUTOR/A: _______________________

ALUNO:


ATIVIDADE 2
ÁREA: EXATAS

INSTRUÇÕES:

Espera-se que a atividade deva provocar leitura, estudo e aprendizado. Lembre-se: quem somente se preocupa em “control c + control v”, não aprende, não reflete e, o pior – não exercitaa linguagem escrita. Por isso, mãos à obra. Aproveitem para ampliar seus conhecimentos e extrair das atividades um máximo de aprendizagem, pois elas foram feitas no intuito de que vocês sejam os governantes do saber de si! Do mais, eu, Andréa Beraldo, junto com a equipe de tutores estamos aqui para ajudar!

1) A organização de suas respostas, a compreensão das questões e o uso da norma padrão dalíngua também são critérios de avaliação. Assim, tenha cuidado redobrado na linguagem escrita!

2) Antes de enviar a avaliação, releia as respostas dadas.

3) A cópia/plágio indevida de outros textos e sites resultará na anulação da atividade do aluno. Fique atento e...
Sucesso!

QUESTÕES

Questão 01 (1,5 pts) – Observe as imagens que seguem:




Agoraresponda: As três primeiras pinturas são do artista Caravaggio, pertencente ao período barroco. As duas últimas são esculturas do brasileiro Aleijadinho. Faça uma pesquisa sobre o referido período e também sobre estes dois importantes artistas, procurando estabelecer um paralelo: o barroco ainda está presente no nosso cotidiano? Onde podemos vê-lo e observá-lo?

A literatura barroca é derivada doconflito existente de sua época. Pressionado pela Igreja e pelo racionalismo, o homem perde-se entre dois polos opostos: Igreja X pensamento renascentista / salvação X pecado / céu X inferno / espírito X carne / fé X razão. Atormentado por este conflito, o homem produz textos literários com características bastante nítidas. São elas: 
“Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,                                
de vossa alta clemência me despido;                   
porque quanto mais tenho delinqüido,
vos tenho a perdoar mais empenhado.”
[…]
Gregório de Matos
  Ao observar a passagem de literária acima feita por Gregório de Matos podemos perceber que tanto na época barroca quanto na atual o homem continua sendo atraído pelas tentações ao pecado, e que depois vai a procura pelo perdãodivino. Tentativa de conciliação entre a religiosidade e o racionalismo, tentações mundanas.  A existência de Deus, a possibilidade de se ter fé em um Universo que parece ter profunda indiferença por nós, a reconciliação entre o científico e o espiritual, um conflito entre razão e fé. O duelo entre os conflitos do homem nos remete a um dualismo, o dualismo barroco que coloca em contraste a matériae o espírito, o bem e o mal, Deus e o Diabo, céu e a terra, pureza e o pecado, a alegria e a tristeza, a vida e a morte, Anjos e demônio.
Caravaggio realizou uma série de importantes quadros de temática religiosa.
Uma das características mais importantes de suas pinturas é retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes,ciganos, prostitutas. Outra característica marcante são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador. A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estãopresentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista. Diferente de Caravaggio que usava aspectos mundanos em suas obras Aleijadinho era fiel a temática religiosa clássica.

Questão 02 (1,5 pts) - Analise as imagens que seguem:

As...
tracking img