Arte e cultura islamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“Arte e Cultura Islâmica”

Desenvolvimento

O Islamismo é a religião desenvolvida por Maomé e que propagou-se a partir da Arábia desde o século VII. Apesar de considerada uma religiãomiscigenada, formada a partir de elementos cristãos e judaicos, na verdade temos uma religião original, que procurou responder os desejos dos povos daquela região, incorporando principalmente elementos dacultura dos povos beduínos e algumas característica de outras religiões. Na arte, percebemos tanto as influências dos povos pré- islâmicos, como também de uma nova cultura, forjada com a construção deimportantes dinastias, poderosas e vinculadas diretamente ao elemento religioso.
A produção artesanal de tapetes é uma característica anterior a religião, enquanto a construção de grandes templos -Mesquitas - é posterior as conquistas justificadas pela fé.

Os tapetes e tecidos desde sempre tiveram um papel muito importante na cultura e na religião islâmicas. Para começar, como povonômade, esses eram os únicos materiais utilizados para decorar o interior das tendas. À medida que foram se tornando sedentários, as sedas e tapetes passaram a decorar palácios e castelos, além de cumpriruma função fundamental nas mesquitas, já que o muçulmano, ao rezar, não deve ficar em contato com a terra.
Diferentemente da tecedura dos tecidos, a do tapete constitui uma unidade em si mesma. Osfabricados antes do século XVI chamam-se arcaicos e possuem uma trama de 80 000 nós por metro quadrado. Os mais valiosos são de origem persa e têm 40 000 nós por decímetro quadrado. As oficinas maisimportantes foram as de Shiraz, Tabriz e lsfahan, no Oriente, e Palermo, no Ocidente. Entre os desenhos mais clássicos estão os de utensílios, de motivos florais, de caça, com animais e plantas, e osgeométricos, de decoração.

Na arquitetura as mesquitas (locais de oração) foram construídas entre os séculos Vl e Vlll, seguindo o modelo da casa de Maomé em Medina: uma planta quadrangular,...
tracking img