Arte e criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pedagogia

Dora Eloisa Sales Delgado Graeff
Carlos Eduardo Graeff
Juliana Moreira Vieira Roseli Castro Nunes Marques

Arte, Criatividade e Recreação

Ponta Porã/MS
2012

Curso de Pedagogia

Dora Eloisa Sales Delgado Graeff RA: 270155
Carlos Eduardo GraeffRA: 282836
Juliana Moreira Vieira RA: 239270
Roseli Castro Nunes Marques RA: 219592

Arte, Criatividade e Recreação


Prof. Ma. Adriana Rodrigues da Silva

Ponta Porã/MS

2012
ETAPA 1
Opapel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança. Para entendermos a importância que a arte exerce na criança devemos analisar algumas características do seu desenvolvimento expressivo. Temos que iniciar com as crianças de 02 anos e seguiremos até aproximadamente seus 12 anos.
A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para oadulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois “a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar” (SANS, 1995, p. 21). A criança faz o que lhe dá prazer e alegria, brincar e desenhar envolve-a por completo, e sempre que age,valoriza os seus desejos e as suas vontades. Geralmente, a criança começa a desenhar por volta dos dois anos. Nesse período está aberta a experiências, não tem medo de se arriscar, pois o seu corpo é ação e pensamento. Nesta etapa nos pudemos ver como foi importante a arte e recreação em nossa primeira infância pudemos comentar, relembrar de vários jogos, contos que nos foram contas entre outros,foi maravilhoso ver como em cada integrante do nosso grupo contou suas experiências e ao final constatar que foram muito parecidas, mesmo que cada um teve uma infância diferente um dos outros.

ETAPA 2
A função das atividades artísticas e recreativas no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança, especialmente na rotina de sala de aula das séries iniciais do período de escolarizaçãobásica, a criança nesta fase busca em suas experiências um modo para representar o homem como um todo. Ela não se preocupa em organizar as cenas no papel, seus desenhos são dispostos de forma aleatória, os objetos podem aparecer acima, abaixo, ou nos cantos do papel, pois a criança os desenha da forma como os compreende e não conforme a realidade. Procede da mesma maneira com as cores. Umcachorro pode ser azul ou rosa, uma vez que não se incomoda com o aspecto visual e sim o afetivo que a cor proporciona.
A figura humana vai aos poucos se enriquecendo de detalhes, como as orelhas e o umbigo e isto influenciará outros desenhos, como por exemplo, ao representar flores ou animais manterá as características humanas como boca, nariz e olhos. Nas representações com massinha ou argila acriança também apresentará evoluções. Em representações com massinha e argila a criança constrói suas figuras apoiadas em superfícies, como em uma folha de papel, com o tempo passará a construir as figuras em pé. A edição do livro utilizada para essa pesquisa é datada de 1970, por isso o autor ainda utiliza o termo Educação Artística, sendo que a partir da publicação da LDB 9394/96, art. 26, § 2º adisciplina passou a se chamar Arte.
Os desenhos das crianças, assim como todas as suas formas de expressão pode ser considerado um reflexo da sua criatividade infantil, pois é os registros dos seus sentimentos e das suas percepções do meio, o que proporciona ao professor um modo de compreender melhor seu aluno e assim ajudá-lo, pois “a arte infantil faculta-nos não só a compreensão da criança,...
tracking img