Arte e arquitetura indigena no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte pré histórica Brasileira
Na Pré história as informações eram repassadas através da forma oral, mas com o acumulo de informações houve a necessidade de criar uma forma de armazenar estes conhecimentos. A forma mais fácil foi utilizar as representações gráficas.
A arte pré histórica do Brasil apresenta varias manifestações da arte. Grafismo Rupestre, Esculturas em pedras, etc.
A arteRupestre é o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelo homem pré-histórico. Geralmente são feitas no interior de cavernas e em superfícies rochosas . Há uma grande controvérsia sobre este tipo de inscrições ser arte ou não. “Mesmo sendo difícil resolver tal polêmica, não podemos negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e oscostumes de alguns grupos humanos.” (SOUZA, Rainer. A Arte Rupestre. Em: <http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm>. Acesso em: 16 de setembro 2012.)
Inicialmente, estas obras surgem com o intuito de registrar as ações de rotinas diárias, porém com estudos mais aprofundados viu-se que serviam também para representar rituais funerários e religiosos da época.
No Brasil, umdos principais sítios arqueológicos se encontra no Parque Nacional da Serra da Capivara na Região Nordeste, onde a registro de gravuras datada de até 10mil anos antes de Cristo.
Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos(pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.

http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm
Arte indígena no Brasil.
Devido ao grande de número de tribos indígenas encontradas no Brasil, se torna quase impossível mencionartodas as formas de arte indígena existente, mas pode-se dizer que as que se destacam são a cerâmica, trançados e enfeites e pintura para o corpo.
A cerâmica era utilizada principalmente para confecção de vasilhas para armazenamento de água e alimentos, mas se estendendo também no desenvolvimento de urnas funerárias, aplicando formas e cores que caracterizavam cada tribo e sua arte. Esta é umcostume que foi se perdendo aos poucos dentro das tribos indígenas, ou por falta de matérias primas ou pela dificuldade de transmitir o costume para os mais jovens.
Dentre as desenvolvidas no Brasil as que mais se destacam são as cerâmicas marajoaras e a da tribo Kadiwéu.
A primeira foi desenvolvida por índios que habitavam a ilha de Marajó, no Pará. Eram feitos potes, vasilhas, urnasfunerárias, cachimbos, entre outros, e suas características eram os traços simétricos e as cores. Era dividida em Santarém e Marajoara, a primeira sendo menor e mais decorada e a segunda em tamanho maior e normalmente com pintura de deuses ou animais.
A arte da tribo Kadiwéu é desenvolvida pelas mulheres da tribo, e suas características são as formas geométricas e as cores, o que as tornas maiselaboradas e referencia em arte.
Com os trançados além de suas casas era feita uma grande variedade de utensílios, como cestos para o transporte da caça, pesca, frutas, armadilhas para caça e pesca, redes para dormir, objetos de adorno, entre outros.
Os enfeites e a pintura dos corpos foi algo que chamou a atenção dos Europeus já no desembarque ao Brasil. As pinturas tem sentidos diversos,não servindo apenas como forma de vaidade, mas podendo distinguir os povos, o status de cada um dentro da tribo e até mostrar o estado civil da pessoa.
“Uma das características que mais marcam a cultura indígena, é a pintura corporal que pode ser vista como tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo homem branco”. (RAMOS, Adriane. Pintura Corporal Indígena. Em:...
tracking img