Arte visual na contemporaneidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE VISUAL NA CONTEMPORANEIDADE


Priscila de Oliveira Elias
Professora Nayara Pereira Gonçalves
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0105) – Prática do Módulo IV
26 /04/ 2012


RESUMO

Este trabalho visa construir o caráter da linguagem da arte, onde a arte na contemporaneidade que surgiu na segunda metade do século xx e se até os diasde hoje. A arte contemporânea classifica as artes visuais uma das mais importantes, por envolver questões da visualidade, esta linguagem abrange um campo muito amplo. Fazem parte das artes visuais a pintura, a escultura, o desenho, a gravura, a arquitetura, a musica, a dança e o teatro.


Palavras-chave: Artes Visuais. Contemporaneidade.Educação.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo inicialmente de aprofundar os conhecimentos sobre a arte contemporânea, explicitando sua historia, e logo em seguida visando a forma com que o ensino das artes visuais são aplicadas na educação infantil, suas tendências pedagógicas serão abordadas em seguida.
Na sequencia serão exibidos estudos feitos sobre os tipos de artes visuais quesão classificados em pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, musica, dança e teatro todos estes aspectos serão abordados com detalhes a seguir.
A arte na contemporaneidade faz parte das instituições de ensino, na arte educação o que importa não é o produto final obtido, não é a produção de boas obras de artes. Antes a atenção deve recair sobre o processo de criação, valorizando a livreexpressão da criança.


2 HISTORIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

É um período artístico que surgiu na segunda metade do século xx e se prolonga ate os dias de hoje, após a segunda guerra mundial, sobrepõe-se aos costumes a necessidade da produção em massa. Quando surge um movimento na arte esse movimento revela-se na pintura, na literatura na moda, no cinema e em tantas outras artes tãodiferentes.
A arte começa a incorporar ao seu repertório questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pela arte moderna e as vanguardas modernistas. A arte contemporânea entra em cena a partir dos anos setenta, quando as importantes mudanças no mundo e na nossa relação de tempo e espaço transformam globalmente os seres humanos.
Quando se fala em arte contemporânea não é para designar tudo o queé produzido no momento, e sim aquilo que nos propõe um pensamento sobre a própria arte ou uma analise critica da teoria visual. Como dispositivo de pensamento, a arte interroga e atribui novos significados ao se apropriar de imagens, não só as que fazem parte da historia da arte, mas também as que habitam o cotidiano. (DUARTE, 1988, p. 74)

2.1 O CARÁTER DE LINGUAGEM DA ARTE

A artecontemporânea proporciona uma comunicação entre sujeito e objeto desde no entanto diz Duarte ( 1988, p. 23 ). “A arte é muda, não diz nada para quem pretende extrair dela um conteúdo de forma imediata, direta como se faz através da linguagem cotidiana, isso mostra seu caráter enigmático”
Segundo Duarte o caráter de linguagem da arte relaciona-se exatamente a essa dimensão transcendente dessa experiência,que liga o contato a universalidade do que transcende o condicionamento empírico da vida cotidiana. A arte contemporânea não especula seu significado, mas o deixa em aberto, pois, nela o que vale é a nossa interpretação esta por sua vez é particular em cada pessoa.

2.2 ARTE COM LINGUAGEM DE SOFRIMENTO

As pessoas se interessam por obras de arte com o objetivo de obter prazer, existem váriasespécies de prazer, o prazer que se sente ao comprar uma roupa na moda é diferente do que se sente ao observar uma obra de arte moderna se o primeiro se resume a alegria, o segundo uma mistura de emoções dentre os quais o sofrimento. Como se pode perceber em:


A arte moderna constitui-se naquele veiculo privilegiado de expressão do sofrimento que cada um de nos sentir, de modo velado e...
tracking img