Arte terapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA
CATARINA – UNOESC

LETÍCIA MARTINS RIBEIRO
MAIARA BETTU

ARTETERAPIA

Joaçaba
2011
LETÍCIA MARTINS RIBEIRO
MAIARA BETTU

ARTETERAPIA




Trabalho de Conclusão da Disciplina de Metodologia Científica, Curso de Artes Cênicas, Área das Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus Joaçaba.

Orientadora: Prof. IaraCastegnaro

Joaçaba
2011
INTRODUÇÃO

“A arteterapia baseia‐se na crença de que o processo criativo envolvido na atividade artística é terapêutico e enriquecedor da qualidade de vida das pessoas, tanto das que experienciam doenças, traumas ou dificuldades de vida, como das que buscam desenvolvimento pessoal.

Por meio do criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticosresultantes, as pessoas podem ampliar o conhecimento de si, dos outros, aumentar sua autoestima, lidar melhor com sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos e emocionais e desfrutar do prazer vitalizador do fazer artístico.”
Associação Americana de ArteterapiaArteterapia é um processo terapêutico no qual se utiliza recursos artísticos para a instrução ao autoconhecimento do paciente; supõe-se que através desta maneira artística torna-se possível a cura psique, calçada na atividade essencial que é prática criativa.
A obra produzida pelo paciente é o fruto da essência de seu conteúdo interno, podendo descartar suas tensões, suas incógnitas, atotalidade de suas perturbações nos materiais, e que aos olhos dos arteterapeutas tornam-se ferramentas para a elaboração de um diagnóstico mais elaborado.
Cada traço de um desenho, molde de uma porção de argila, ou até mesmo a opção das cores de uma pintura revela o que está subentendido no paciente, e aliando a arte e a psicologia obtemos um processo que desencadeia o autoconhecimento e várias outrasdescobertas que visam o bem do/para o ser humano: a arteterapia.

ARTETERAPIA

Trata-se de um processo terapêutico que utiliza a arte livre a fim de conectar os pacientes com conteúdos internos, muitas vezes inconscientes, abrangendo as diversificações de perturbações, sejam físicas, emocionais ou psicológicas. A arteterapia é indicada para todas as faixas etárias, pois visa o restabelecimentodo preparo psíquico.
Nise da Silveira (1986) afirma, citando Frieda Fromm Reichmann, que, quando doente, o paciente tem oportunidade de aprender técnicas de atividades expressivas que, ordinariamente, não lhe são oportunizadas. As atividades de expressão podem resgatar potenciais, de forma espontânea, como criativo, verbal e simbólico do homem, buscando a psique saudável e estimulando aautonomia e transformação interna para reestruturação do ser. O uso dos materiais expressivos constitui o que Nise da Silveira chamou de atividades expressivas e, mais tarde, emoção de lidar, denominação dada por um paciente (apud SILVEIRA, 1986, p.13). Para Silveira, “a emoção de lidar é a melhor forma de demonstração de sentimentos no ato de manipular os materiais, e atitudes desconhecidas até então”.Para Andrade (2000, p. 13),

A arte tem uma função simbólica criando substitutos da vida, sem nunca ser descrição do real. Permite ao homem expressar e ao mesmo tempo perceber os significados atribuídos à sua vida na sua eterna busca de um tênue equilíbrio com o meio circundante. Manifesta uma relação profunda do homem com o mundo.

Portanto podemos afirmar que a arte é a essência que visatransmitir conhecimento a partir de um conteúdo individual e socialmente construído, tanto através da representação quanto da expressão de emoções, de sentimentos humanos materializados pelo artista, diversificando, transformando e dando vida, superando a própria forma material, concreta, mediadora de suas ideias, imaginação. Quando utilizada na arte-educação, o objetivo é o conhecimento, a...
tracking img