Arte romanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arte Românica
Na arte românica as invasões bárbaras levaram os artistas a superarem o estilo ornamental e redescobrirem a tradição cultural e artística do mundo Greco-romano. Acaracterística mais significativa da arte românica é a utilização da abobada, dos pilares maciços que a sustentam e das paredes espessas com aberturas estreitas usadas comojanelas. As abobadas das igrejas românicas eram de dois tipos: A abobada de berço e a abobada de aresta. A abobada de berço era mais simples e consistia em semicírculos chamados dearco pleno, ampliado lateralmente pelas paredes porem trazendo grandes chances de desabamentos por causa do peso do teto das alvenarias. Já a abobada de aresta era em ângulo reto,com isso conseguiam maior leveza e maior iluminação interna. Outra coisa que chama a atenção nas igrejas românicas são o tamanho, elas são sempre grandes e solidas. Dai seremchamada “fortaleza de Deus”. A igreja românica também apresentava um único portal de acesso.
Na arquitetura românica era usada também uma estrutura de sustentação como espécie deArco. O arco não precisava de nenhum tipo de cola para colar uma pedra na outra. Na arquitetura românica tinham escadas e pórticos que são pedras em forma de funil que era emconjunto formando um arco e tinha os anfiteatros que eram locais de políticas e na sua estrutura era feita por arcos. O coliseu era onde se travavam guerras por pessoas da época,sua estrutura era sustentada por arcadas menores que se viesse a desmoronar só caia uma parte da estrutura conservando a outra.
Até o começo do século XII a arquitetura românicaainda era predominante, mas nesse período já começam a aparecer às primeiras mudanças que conduzirão a uma revolução profunda na arte de projetar e construir grandes edifícios.
tracking img