Arte românica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (872 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte Românica
A arte românica é a arte influenciada pela cultura do Império Romano que, depois da invasão dos povos bárbaros, deu início ao período histórico conhecido por Idade Média,abrangendo do século V ao século XIV. Nesse período, a arte é caracterizada por meio do Cristianismo, idealizando a valorização do espírito. Os valores da religião cristã estão presentes em todos osaspectos da vida medieval onde a Igreja é a representação de Deus, na Terra.
Para apresentar aos fiéis às histórias contidas na bíblia e comunicar os valores morais e religiosos, a Igreja detinha derecursos como a pintura e as esculturas. A pintura românica desenvolveu-se, sobretudo nas grandes decorações murais por meio da técnica do afresco. Os motivos usados pelos pintores eram de naturezareligiosa. As características essenciais da pintura românica foram: a deformação, que consiste na figura de Cristo, sendo sempre a maior figura do que as outras que o cercam e, o colorismo que se baseiano emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios tons ou jogos de luz e sombra.
A arte se caracterizou por meio da pintura, escultura e arquitetura. Nesse período, a igreja católicaexerceu forte controle sobre a produção cultural e artística, proporcionando a predominância dos temas religiosos nas artes plásticas, na literatura, no teatro e na arquitetura. Suas principaisrealizações estão presentes em igrejas onde se distinguem dois estilos: o românico e o gótico.
[pic]
Estilo Românico

A construção da época foi fundamentalmente religiosa, pois somente a igrejacristã e as ordens religiosas possuíam fundos suficientes para financiar o erguimento de capelas, igrejas e mosteiros cujas estruturas eram semelhantes às construções dos antigos romanos.

Naarquitetura, principalmente, de mosteiros e basílicas, predominou o uso de arcos de volta-perfeita e abóbadas das quais, se diferenciam em dois tipos: a abóbada de berço e a abóbada de arestas....
tracking img