Arte pré pop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTE POP
ARTE POP

Os artistas do pré-pop Rauschenberg e Jasper Johns no início dos anos sessenta, re-introduziram a imagem reconhecível, superando o Expressionismo abstrato, isso abriu o caminho para artistas que colhiam temas diretamente da cultura popular (pop). Com um estrondoso WHAAM!, os quadros derivados de história em quadrinhos de Roy Lichtenstein tomaram como alvo direto a arteabstrata dos anos cinqüenta. Além de Lichtenstein, artistas como Andy Warhol, Claes Oldenburg e James Rosenquist, todos com carreira comercial anterior, basearam seus trabalhos nas imagens dos anúncios em neon da Times Square, da comunicação de massa e da propaganda.

Esse retorno aos temas pictóricos figurativos estava longe de ser um retorno à tradição. A arte pop elevou a ícones os mais crassosobjetos de consumo, como hambúrgueres louça sanitária, cortadores de grama, estojos de batom, pilhas de espaguete e celebridades como Elvis Presley. “Não há motivo para não considerar o mundo um grande quadro", disse Rauschenberg. Os artistas pop também faziam arte impessoal, reproduzindo garrafas de Coca-Cola ou caixas de sabão em pó num estilo anônimo como um impresso. Com espírito bem-humorado, anova arte apagava a pretensão da pintura de ação.

Em 1962, os artistas pop despontavam no super estrelato como cometas nos quadrinhos de super-heróis. Era fácil gostar do pop, As cores brilhantes, os desenhos dinâmicos às vezes ampliados em tamanho heróico e a qualidade mecânica lhe davam uma lustrosa familiaridade, da noite para o dia, o pop se tornou um fenômeno de marketing tanto quanto umnovo movimento artístico.Os colecionadores comparavam a disparada dos preços com a alta de suas ações da IBM. Enquanto isso, o estoque ultrapassado do Expressionismo Abstrato deixava as galerias fora de combate. Um invejoso colocou um cartaz ao lado da exposição de latas de sopa Campbell de Warhol: "Compre a própria por 29 cents”.

Para o arquiteto Philip Johnson, colecionador de pop, arte eramais que o enriquecimento financeiro. “O que a arte pop fez por mim foi tornar o mundo um lugar mais prazeroso para viver", ele disse. "Vejo as coisas com um olhar totalmente diferente em Coney Island, nos cartazes, nas garrafas de Coca-Cola. Uma das obrigações da arte é fazer você olhar o mundo com prazer. A arte pop é o único movimento neste século que tentou fazer isso."

WARHOL: O PAPA DO POPQuem já esteve num museu de arte conhece o pintor americano Andy Warhol  (1930-8]). Warhol pegava seus temas nas prateleiras de supermercados e nas manchetes de tablóides e apresentava uma produção de massa com imagens de Marilyn Monroe ou de latas de sopa Campbell, numa espécie de linha de montagem, repetindo a imagem por meio de silk-screen. As imagens populares trouxeram a arte para forados museus.

"Depois que você vê o pop",disse Warhol, "não pode mais ver os Estados Unidos da mesma maneira." Warhol não só forçou o público a reexaminar as cercanias de seu cotidiano, mas marcou a perda de identidade na sociedade industrial. "Pinto isso porque eu queria ser uma máquina", ele dizia. Warbol adorava fazer declarações cínicas, que causassem escândalo: “acho que seria sensacional setodo mundo fosse idêntico"; ou “Quero que todo mundo pense da mesma maneira. Acho que todo mundo devia ser máquina." Tão logo os críticos chegaram à conclusão de que sua medonha peruca platinada, a maquiagem pálida e os óculos escuros escondiam um incisivo comentarista social, Warhol acabou com a história: "Se querem conhecer Andy Warhol, olhem para a superfície dos meus quadros, dos meus filmes,para mim, e isso sou eu. Não há nada por trás disso."

Warhol começou como um bem-sucedido ilustrador de propaganda de sapatos. Morava em Nova York com a mãe e 25 gatos. Em 1960, fez quadros acrílicos de Super-Homem, Batman e Dick Tracy. Entre 1962-65, acrescentou as famosas latas de sopa, garrafas de Coca-Cola, signos do dólar, retratos de celebridades e cenas de catástrofes diretamente do...
tracking img