Arte povera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• Movimento iniciado na Itália na segunda metade da década de 1960, o termo Arte Povera foi utilizado pela primeira vez em 1967 pelo crítico de arte Germano Celant pra descrever um conjunto deartistas italianos já existentes. • O movimento criticava os valores estabelecidos pela modernidade então vigente, pra eles, símbolo de uma sociedade consumista e destruidora do passado.

• Eramutilizados materiais não convencionais e incorporadas propriedades físicas dos mesmos.
• Em meados da década de 1970 a Arte Povera, como movimento, chega ao fim com seus artistas desenvolvendo obras emdireções diversas.

Artistas/Obras

‘Floor Tautology’ de Luciano Fabro: um chão comum após ter sido encerado permanece coberto por folhas jornais com o objetivo de manter o ato de limpeza.

‘Merdado Artista’ de Piero Manzoni: O artista defecou em várias latas e expôs como arte. Várias latas oxidaram e explodiram, provocando o questionamento de até onde pode ir a arte.

‘Iglus’ de MarioMerz: O artista contemplou, em sua arte, a forma de vida das culturas nômades, retratando-as como em perfeita harmonia com a natureza, um paraíso perdido para a civilização ocidental, materializando aideia com uma série de igloos, um exemplo singular e forte para exemplificar a capacidade das sociedades em se adaptar ao rigor de seu meio-ambiente.

‘Vênus de Trapo’ de Michelangelo Pistoletto. Inspirações na Moda

‘A Costura do Invisível’ de Jum Nakao – SPFW 2004: Jum Nakao fez uma coleção inteiramente de papel vegetal, mais de 700 horas de trabalho, tudo perfeitamente executadomanualmente e no final do desfile as modelos rasgaram a roupa na passarela pra mostrar que a matéria é efêmera e passa/morre e destrói mas a ideia contida permanece

Trashion: Inspiração direta na ArtePovera utiliza materiais como jornal reciclado e anel de lata de refrigerante para a criação de peças de Alta Costura. Vestido de Ivano Vitali.

Arte Povera e Carnaval
Através da manipulação de...
tracking img