Arte no neolitico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio De Educação Básica Santa Esmeralda
Aluno: Rodrigo Paes de Lima Jatobá

ARTE NEOLÍTICA

Arapiraca – AL
Abril de 2012

Fontes Bibliográficas http://artes.raisites.com/historia-da-arte/74-arte-no-pero-neolco.html

http://arteneolitica.blogspot.com.br/

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/neolitico.htm

Rodrigo Paes de Lima Jatobá

Estudo da matéria solicitadopeloprofessor Alan Monteiro, referente a
disciplina de história da arte com
o objetivo de obtenção de nota.

Arapiraca – AL
Abril de 2012

INDICE

Introdução_____________________________________________________1
Desenvolvimento________________________________________________2
Conclusão______________________________________________________4
FontesBibliográficas_____________________________________________5

Introdução

O período Neolítico, também conhecido por idade da pedra polida (aproximadamente entre 12000 a.C e 4000 a.C) teve inicio com a chamada revolução Neolítica, era fundamental na historia que, no Médio Oriente, teve início há cerca de 10000 anos, quando o homem começa com êxito domesticar animais e dar os seus primeiros passos na agricultura.

A partir desse momento,o homem aprende a assegurar a sua alimentação pelo próprio trabalho e passa a se fixar nas terras, formando as primeiras aldeias. Ao retirar seus alimentos do solo, os homens da idade da pedra polida sentem a necessidade de fixar-se na terra, construindo casas e, assim, constituindo-se nos primeiros arquitetos da história da humanidade, fazendo surgir, então, a produção de cerâmica, a fiação e atecelagem assim como métodos básicos da construção em madeira, tijolo e pedra.

DESENVOLVIMENTO

A arte no Período Neolítico, de um modo geral, e de acordo com os achados arqueológicos, teve sua produção artística caracterizada pelo surgimento de parâmetros geométricos, relacionada a uma suposta evolução dos padrões naturalistas-realistas para um abstracionismo na representação das formas.Mas os achados tem sido feitos, pouco nos dizem da evolução da mentalidade do Homem Neolítico e das suas motivações artísticas. Isto não significa que haja uma produção de peças em quantidade reduzida, mas que talvez estas sejam feitas com matérias frágeis, como a madeira, e que não tenham resistido ao tempo. No Neolítico decrescem as atividades dos escultores e pintores, desenvolvendo-se bastanteas atividades dos ceramistas. Agora, o escultor sabe cozinhar a argila, surgindo os vasos com motivos geométricos. Os escultores depois de executarem com esmero o trabalho de lascar a pedra, poliam com o atrito sobre uma camada de areia molhada, contra mais resistentes. O trabalho do polimento assume escala industrial com a produção em série de facas, raspadores, machados e ponta de flechas, queseriam comercializados, trocados por outros artefatos ou produtos naturais.
A pintura no Neolítico torna-se mais decorativa. Observa-se uma completa revolução a estilística, a primeira verificada na arte, onde os pintores abandonam o realismo figurativo do paleolítico e tendem agora a simplificar, esquematizar, geometrizar, substituindo, muitas vezes, as imagens visuais por símbolos e signos.Chegam, destarte, às formas abstratas. O Neolítico, pelo fato de ter sido o último período pré-historico, terminou com o surgimento da escrita. A transição do Neolítico para a idade dos Metais caracterizou a transição da Pré-História para a História.
Começou neste período, as imponentes estruturas megalíticas – construções feitas com grandes pedras monolíticas, relacionadas com o culto dos mortesou com o objetivos religiosos do homem. Os monumentos megalíticos, construídos sobre blocos de pedra monumentais e verticais ( do grego mega, megalos, grande e lithos, pedra), com fins simbólicos e religiosos, mas principalmente funerários. Um exemplo desta construção é o Santuário de Stonehenge, na Inglaterra, uma das primeiras obras arquitetêtonicas da história – um imenso círculo de pedras,...
tracking img